Estratégias de diferenciação de agroindústrias familiares de Chapecó/SC
Resumo
Resumo : Este trabalho teve como objetivo principal identificar quais são as oportunidades que podem ser trabalhadas para fortalecer, agregar valores e legalizar produtos das agroindústrias familiares de Chapecó, SC evidenciando a importância da agroindustrialização para o desenvolvimento da agricultura familiar e da região. Foram investigadas 36 agroindústrias familiares, entre os meses de agosto e outubro de 2012, grande parte destas, possuem as feiras de produtos coloniais e agroecológicos da cidade como principal meio de comercialização, além da venda no local de produção, nos mercados institucionais, como, por exemplo, a Prefeitura Municipal e em estabelecimentos comerciais. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva tipo survey, em que a coleta foi executada por meio de questionários semiestruturados aplicados aos agricultores nas propriedades rurais. Demonstrando que, da produção a comercialização, existe muito trabalho a ser feito com ferramentas de diferenciação. Os resultados obtidos mostram que o apoio dos órgãos de extensão rural são, de maneira geral, capazes de ajudar as famílias de agricultores a implementarem plantas agroindustriais. Na opinião dos gestores das agroindústrias as variáveis ortodoxas de diferenciação de produtos não parecem influenciar na decisão de compra, pois apenas duas agroindústrias responderam que a marca, embalagem e rótulo foram um diferencial de seus produtos, mas demonstram que ainda há potencialidade de trabalho no setor. Palavras Chave: agroindústria familiar, mercados, gerência de produtos e diferenciação de produtos.
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- Agronegócio [93]