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dc.contributor.authorBoese, Moniquept_BR
dc.contributor.otherPeres, Aida Marispt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão da Saúdept_BR
dc.date.accessioned2018-09-19T21:17:13Z
dc.date.available2018-09-19T21:17:13Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50710
dc.descriptionOrientador : Aida Maris Perespt_BR
dc.descriptionProjeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Saudept_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de avaliação e melhoria continua da qualidade e implantação da gestão da qualidade total tendo como base as diretrizes apresentadas pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica –PMAQ – AB, através da elaboração de uma cartilha que permita ao gestor sua aplicação. Destina-se aos serviços de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Curitiba, organizados segundo diferentes modelos de atenção. A qualidade tão desejada é resultado de um processo gradual de mudanças obtidas através do gerenciamento de cada área e serviço oferecido pela instituição, à mudança ocorre visando atender ao interesse das partes e melhorar a eficiência na prestação de serviços, tendo como consequência o aumento de seu padrão de qualidade. Diante do crescente aumento de complexidade enfrentada pelos serviços e da exigência por um serviço ofertado com qualidade apresentado pelos usuários, o PMAQ procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade da gestão federal, estadual e municipal, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população. A ferramenta permite ao gestor uma visão mais ampla dos processos realizados no âmbito das unidades de saúde de seu município, tendo um maior controle acerca dos processos e recursos necessários para a execução e oferta de serviços de maneira satisfatória buscando um padrão de excelência. Quando se fala em qualidade, dificilmente faz sentido empregar a palavra "conclusão", pois, dadas as considerações tecidas ao longo deste manual, pode-se inferir que à implementação do gerenciamento da qualidade ou de qualquer tipo de mudança positiva, com ou sem o termo qualidade, segue-se a necessidade inicial de manter as mudanças e conquistas alcançadas, antes de aprimorá-las. Neste momento em que vivemos em nosso país, e principalmente em nosso município, onde a APS volta a ser foco de atenções e investimentos, a diversificação e aperfeiçoamento de estratégias de gestão e melhoria da qualidade dos serviços ofertados, podem ser o impulso para as mudanças necessárias para a efetivação, em fim, dos princípios e diretrizes de nosso SUS, resultando em praticas de atenção mais responsivas e inclusivas.pt_BR
dc.format.extent42 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectAssistência à saúdept_BR
dc.subjectGestão da qualidade totalpt_BR
dc.titleA gestão da qualidade sob a ótica do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ - ABpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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