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dc.contributor.authorIackusch, Andréa Haninecpt_BR
dc.contributor.otherWolff, Lillian Daisy Gonçalves, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão da Saúdept_BR
dc.date.accessioned2021-10-18T19:10:47Z
dc.date.available2021-10-18T19:10:47Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50595
dc.descriptionOrientador : Lillian Daisy Gonçalves Wolffpt_BR
dc.descriptionProjeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão da Saúdept_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este projeto técnico terá como objeto de estudo o Centro Municipal de Atendimento Interdisciplinar Especializado "Alex Figueiredo"- CMAIE, no município de Piraquara - PR, o qual está vinculado à Secretaria Municipal de Educação e presta atendimento fisioterapêutico, fonoaudiológico, psicológico e terapêutico ocupacional a crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem, e que apresentam deficiências física, auditiva, visual e intelectual; além de tratar bebês com atraso no desenvolvimento neuromotor e patologias neurológicas. Alguns entraves na linha de cuidado com os pacientes atendidos pela instituição foram identificados, principalmente devido à falta de integralidade com a Secretaria Municipal de Saúde, o que prejudica a abordagem multiprofissional necessária aos cuidados para com esses pacientes. Visando melhorias do atendimento no CMAIE, o projeto propõe um protocolo de encaminhamento que direcione o atendimento e o encaminhamento dos pacientes atendidos pelos profissionais de saúde que atuam no Centro, de forma integrada ao Sistema Único de Saúde, por meio da intersetorialidade, buscando assim a resolutibilidade na assistência. Os dados foram obtidos por meio de reunião com os profissionais de saúde que atuam no Centro, onde se diagnosticou dificuldades referentes ao encaminhamento dos pacientes a outros serviços do setor saúde, devido à falta de intersetorialidade e de uma relação mais direta em entre saúde e educação. A partir disso, criou-se um protocolo de encaminhamento, o qual prevê o primeiro acesso do paciente a instituição, os encaminhamentos referentes à linha de cuidado, e o retorno sobre a resolubilidade dos problemas ao CMAIE. Com isso cria-se uma linha de cuidado mais eficaz, a qual gera agilidade no processo de encaminhamento, resolubilidade e integralidade na assistência por meio de ações intersetoriais.pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectCrianças com deficiênciapt_BR
dc.subjectAssistencia medico-socialpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência - Assistência em instituições - Piraquara (PR)pt_BR
dc.titleIntersetorialidade saúde e educação : propondo um protocolo de encaminhamento para a continuidade do cuidadopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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