Intersetorialidade saúde e educação : propondo um protocolo de encaminhamento para a continuidade do cuidado
Resumo
Resumo: Este projeto técnico terá como objeto de estudo o Centro Municipal de Atendimento Interdisciplinar Especializado "Alex Figueiredo"- CMAIE, no município de Piraquara - PR, o qual está vinculado à Secretaria Municipal de Educação e presta atendimento fisioterapêutico, fonoaudiológico, psicológico e terapêutico ocupacional a crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem, e que apresentam deficiências física, auditiva, visual e intelectual; além de tratar bebês com atraso no desenvolvimento neuromotor e patologias neurológicas. Alguns entraves na linha de cuidado com os pacientes atendidos pela instituição foram identificados, principalmente devido à falta de integralidade com a Secretaria Municipal de Saúde, o que prejudica a abordagem multiprofissional necessária aos cuidados para com esses pacientes. Visando melhorias do atendimento no CMAIE, o projeto propõe um protocolo de encaminhamento que direcione o atendimento e o encaminhamento dos pacientes atendidos pelos profissionais de saúde que atuam no Centro, de forma integrada ao Sistema Único de Saúde, por meio da intersetorialidade, buscando assim a resolutibilidade na assistência. Os dados foram obtidos por meio de reunião com os profissionais de saúde que atuam no Centro, onde se diagnosticou dificuldades referentes ao encaminhamento dos pacientes a outros serviços do setor saúde, devido à falta de intersetorialidade e de uma relação mais direta em entre saúde e educação. A partir disso, criou-se um protocolo de encaminhamento, o qual prevê o primeiro acesso do paciente a instituição, os encaminhamentos referentes à linha de cuidado, e o retorno sobre a resolubilidade dos problemas ao CMAIE. Com isso cria-se uma linha de cuidado mais eficaz, a qual gera agilidade no processo de encaminhamento, resolubilidade e integralidade na assistência por meio de ações intersetoriais.
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- Gestão em saúde [218]