Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Luiz Everson da, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorMartins, Soni Ariane Teixeirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveispt_BR
dc.date.accessioned2021-03-05T23:30:25Z
dc.date.available2021-03-05T23:30:25Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50542
dc.descriptionOrientador : Luiz Everson da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambientalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractO presente relatório atende ao eixo "Práticas pedagógicas, Comunidades e Pesquisa em Educação Ambiental" do curso de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, e descreve os resultados do projeto de intervenção implementado no Colégio Estadual do Campo Professor Percy Teixeira de Faria, em Rio Branco do Sul - Paraná, junto a alunos no 9° ano do ensino fundamental, no primeiro semestre do ano de 2013, tendo como objetivos: desenvolver nos alunos, de modo integrado, a consciência da responsabilidade para com o meio ambiente, respeitando o espaço biótico e abiótico a sua volta, proporcionando como atividade extracurricular um espaço de estudo, descoberta e aprendizagem, na forma de uma horta escolar; possibilitar condições para os alunos perceberem a horta como um espaço vivo, onde os organismos juntos formam uma cadeia, proporcionando uma produção sustentável e fonte de alimentação saudável; oportunizar a descoberta das técnicas de plantio e cuidados com as plantas, técnicas de manejo e proteção da estrutura do solo. O suporte teórico compreendeu conceitos relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, implementação de horta escolar e composteira; e ações humanas voltadas ao uso consciente do meio ambiente. Os resultados obtidos compreendem: a reflexão dos alunos sobre a importância de usar os recursos naturais de forma equilibrada para garantir a sustentabilidade e uma alimentação saudável; a efetivação de uma horta e de uma composteira na escola, e, consequentemente, a produção de legumes, hortaliças, ervas e chás, cuja colheita integra, hoje, parte da merenda escolar.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducaçao ambiental - Desenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectHorta orgânicapt_BR
dc.titleA construção da horta escolar na perspectiva da sustentabilidadept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples