dc.contributor.advisor | Katuta, Angela Massumi, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Rosana Wichineski de Lara de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-25T16:35:51Z | |
dc.date.available | 2022-07-25T16:35:51Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50506 | |
dc.description | Orientador: Ângela Massumi Katuta | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação do campo foi desassistida em suas especificidades durante séculos, desde a colonização brasileira, mas esta situação começou a ser revertida a partir da LDB 9394/96 e no Paraná a partir da publicação de documentos específicos, DCE-educação do campo e Cadernos Temáticos. Ainda assim, práticas pedagógicas efetivas de educação do campo ocorrem isoladamente e são raras em artigos e periódicos. O presente artigo tem como principal objetivo relatar algumas experiências vivenciadas em um colégio estadual no município de Antônio Olinto Paraná. A primeira vivência é a implantação e expansão do projeto horta escolar orgânica para as casas dos educandos, aproveitando os conhecimentos dos familiares dos mesmos como metodologia de ensino, propiciando não apenas o resgate dos conhecimentos da comunidade, mas também a possibilidade de geração de renda extra às famílias, convidadas a participar do programa de aquisição de alimentos (PAA) do governo federal para entregar legumes e verduras na própria escola. Este trabalho ainda serviu como instrumento pedagógico multidisciplinar, a medida que forneceu situações para contextualização de conteúdos e aprendizagens diversas. Há também o relato de uma prática simples na disciplina de biologia a fim de dar significado à mesma na vida dos educandos, envolvendo a área da Botânica, conteúdo complexo, lotado de conceitos e termos científicos que levam, muitas vezes, ao desinteresse e a não compreensão por parte dos estudantes. O conteúdo foi abordado utilizando-se da participação efetiva dos mesmos, através de coleta de materiais e discussões e a partir de observações empíricas realizadas por estes, na comunidade. Em ambas as situações, foi observada uma mudança de postura dos educandos em relação a escola e aos conteúdos tratados, despertando maior interesse e situações novas de aprendizagem. Tais iniciativas demostraram o quão importante é a contextualização e o desenvolvimento de atividades que realmente despertem o interesse dos alunos, permitindo a estes compreender melhor sua realidade e a partir disto transformá-la. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (23 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Botanica - Estudo e ensino - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Biologia (Ensino médio) | pt_BR |
dc.title | Por uma educação do campo : pequenos passos em uma escola de Antônio Olinto - PR | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |