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dc.contributor.advisorKatuta, Angela Massumi, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Rosana Wichineski de Lara dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-25T16:35:51Z
dc.date.available2022-07-25T16:35:51Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50506
dc.descriptionOrientador: Ângela Massumi Katutapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractA educação do campo foi desassistida em suas especificidades durante séculos, desde a colonização brasileira, mas esta situação começou a ser revertida a partir da LDB 9394/96 e no Paraná a partir da publicação de documentos específicos, DCE-educação do campo e Cadernos Temáticos. Ainda assim, práticas pedagógicas efetivas de educação do campo ocorrem isoladamente e são raras em artigos e periódicos. O presente artigo tem como principal objetivo relatar algumas experiências vivenciadas em um colégio estadual no município de Antônio Olinto Paraná. A primeira vivência é a implantação e expansão do projeto horta escolar orgânica para as casas dos educandos, aproveitando os conhecimentos dos familiares dos mesmos como metodologia de ensino, propiciando não apenas o resgate dos conhecimentos da comunidade, mas também a possibilidade de geração de renda extra às famílias, convidadas a participar do programa de aquisição de alimentos (PAA) do governo federal para entregar legumes e verduras na própria escola. Este trabalho ainda serviu como instrumento pedagógico multidisciplinar, a medida que forneceu situações para contextualização de conteúdos e aprendizagens diversas. Há também o relato de uma prática simples na disciplina de biologia a fim de dar significado à mesma na vida dos educandos, envolvendo a área da Botânica, conteúdo complexo, lotado de conceitos e termos científicos que levam, muitas vezes, ao desinteresse e a não compreensão por parte dos estudantes. O conteúdo foi abordado utilizando-se da participação efetiva dos mesmos, através de coleta de materiais e discussões e a partir de observações empíricas realizadas por estes, na comunidade. Em ambas as situações, foi observada uma mudança de postura dos educandos em relação a escola e aos conteúdos tratados, despertando maior interesse e situações novas de aprendizagem. Tais iniciativas demostraram o quão importante é a contextualização e o desenvolvimento de atividades que realmente despertem o interesse dos alunos, permitindo a estes compreender melhor sua realidade e a partir disto transformá-la.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (23 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectBotanica - Estudo e ensino - Paranápt_BR
dc.subjectBiologia (Ensino médio)pt_BR
dc.titlePor uma educação do campo : pequenos passos em uma escola de Antônio Olinto - PRpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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