• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Por uma educação do campo : pequenos passos em uma escola de Antônio Olinto - PR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ROSANA WICHINESKI DE LARA DE SOUZA.pdf (959.5Kb)
    Data
    2013
    Autor
    Souza, Rosana Wichineski de Lara de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A educação do campo foi desassistida em suas especificidades durante séculos, desde a colonização brasileira, mas esta situação começou a ser revertida a partir da LDB 9394/96 e no Paraná a partir da publicação de documentos específicos, DCE-educação do campo e Cadernos Temáticos. Ainda assim, práticas pedagógicas efetivas de educação do campo ocorrem isoladamente e são raras em artigos e periódicos. O presente artigo tem como principal objetivo relatar algumas experiências vivenciadas em um colégio estadual no município de Antônio Olinto Paraná. A primeira vivência é a implantação e expansão do projeto horta escolar orgânica para as casas dos educandos, aproveitando os conhecimentos dos familiares dos mesmos como metodologia de ensino, propiciando não apenas o resgate dos conhecimentos da comunidade, mas também a possibilidade de geração de renda extra às famílias, convidadas a participar do programa de aquisição de alimentos (PAA) do governo federal para entregar legumes e verduras na própria escola. Este trabalho ainda serviu como instrumento pedagógico multidisciplinar, a medida que forneceu situações para contextualização de conteúdos e aprendizagens diversas. Há também o relato de uma prática simples na disciplina de biologia a fim de dar significado à mesma na vida dos educandos, envolvendo a área da Botânica, conteúdo complexo, lotado de conceitos e termos científicos que levam, muitas vezes, ao desinteresse e a não compreensão por parte dos estudantes. O conteúdo foi abordado utilizando-se da participação efetiva dos mesmos, através de coleta de materiais e discussões e a partir de observações empíricas realizadas por estes, na comunidade. Em ambas as situações, foi observada uma mudança de postura dos educandos em relação a escola e aos conteúdos tratados, despertando maior interesse e situações novas de aprendizagem. Tais iniciativas demostraram o quão importante é a contextualização e o desenvolvimento de atividades que realmente despertem o interesse dos alunos, permitindo a estes compreender melhor sua realidade e a partir disto transformá-la.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50506
    Collections
    • Educação do campo [600]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV