dc.contributor.author | Nascimento, Neuza Severino do | pt_BR |
dc.contributor.other | Vergara, Édina Mayer, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-08T16:51:19Z | |
dc.date.available | 2021-12-08T16:51:19Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50475 | |
dc.description | Tutora: Janice Gallert Bispo | pt_BR |
dc.description | Orientadora: Édina Mayer Vergara | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil iniciou com os Jesuítas na época do Brasil Colônia através da catequização das nações indígenas para a melhor funcionalidade a economia da época, através de trabalhos manuais. A partir da década de 1940, a Educação de Jovens e Adultos começou a se constituir como política educacional. Colocando atenção nesta política nos dias atuais, o objetivo deste trabalho consiste em compreender as razões que levaram estudantes jovens e adultos a não terminalidade da educação básica na idade-seriação previstos, buscando problematizar e implementar possibilidades concretas para que se cumpram seus direitos à educação na Política de Educação de Jovens e Adultos. Foi realizada uma pesquisa no Colégio Estadual Dr. Arnaldo Busatto, na cidade de Foz do Iguaçu-PR, no ano de 2013, com um levantamento de dados referentes à EJA. Além disso, foi realizada uma pesquisa com os alunos e através de questionários com relatos das dificuldades dos alunos que pararam de estudar e por motivos diversos retornam à sala de aula. Relembrando que os resultados encontrados apontam de no Colégio estudado os alunos de modo geral não sentem dificuldade para frequentar a EJA, no entanto, sentem dificuldades em conciliar trabalho e estudo, diante do que esperam, pelo menos maior flexibilidade dos docentes. A partir disso, torna-se possível e necessário criar estratégias para promover uma EJA que atenda ao perfil e às necessidades e expectativas dos alunos matriculados para que a evasão escolar seja enfrentada com mais eficácia e para que seus direitos à educação e todos os mais que através dela se fortalecem não sejam violados pela segunda vez, desta vez na fase de maturidade da vida | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo ([13] p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Educação de Jovens e Adultos : tempo e aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |