Educação de Jovens e Adultos : tempo e aprendizagem
Resumo
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil iniciou com os Jesuítas na época do Brasil Colônia através da catequização das nações indígenas para a melhor funcionalidade a economia da época, através de trabalhos manuais. A partir da década de 1940, a Educação de Jovens e Adultos começou a se constituir como política educacional. Colocando atenção nesta política nos dias atuais, o objetivo deste trabalho consiste em compreender as razões que levaram estudantes jovens e adultos a não terminalidade da educação básica na idade-seriação previstos, buscando problematizar e implementar possibilidades concretas para que se cumpram seus direitos à educação na Política de Educação de Jovens e Adultos. Foi realizada uma pesquisa no Colégio Estadual Dr. Arnaldo Busatto, na cidade de Foz do Iguaçu-PR, no ano de 2013, com um levantamento de dados referentes à EJA. Além disso, foi realizada uma pesquisa com os alunos e através de questionários com relatos das dificuldades dos alunos que pararam de estudar e por motivos diversos retornam à sala de aula. Relembrando que os resultados encontrados apontam de no Colégio estudado os alunos de modo geral não sentem dificuldade para frequentar a EJA, no entanto, sentem dificuldades em conciliar trabalho e estudo, diante do que esperam, pelo menos maior flexibilidade dos docentes. A partir disso, torna-se possível e necessário criar estratégias para promover uma EJA que atenda ao perfil e às necessidades e expectativas dos alunos matriculados para que a evasão escolar seja enfrentada com mais eficácia e para que seus direitos à educação e todos os mais que através dela se fortalecem não sejam violados pela segunda vez, desta vez na fase de maturidade da vida
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- Educação do campo [600]