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dc.contributor.advisorZanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorGnoatto, Marina Lucinipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-06T14:36:10Z
dc.date.available2022-09-06T14:36:10Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50462
dc.descriptionOrientador: Marcos Aurelio Zanlorenzipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractO discurso com relação aos problemas ambientais são frequentes, o homem que convivia em harmonia com a natureza e dela tirava o seu sustento, degradou-a. Grandes transformações ocorreram na forma de se produzir o alimento, e muitas destas contribuíram e/ou causaram grandes problemas ambientais e atualmente nos deparamos com o problema do êxodo rural, o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente. As discussões sobre estas questões precisam começar na escola. Neste trabalho apresentaremos algumas alternativas possíveis de se desenvolver na escola do campo. A educação dos povos do campo que foi históricamente marginalizada se reconstruir num processo coletivo, procurando forjar uma nova identidade e até um novo foco de desenvolvimento humano. Nesse sentido é preciso romper com a lógica do desenvolvimento econômico capitalista, e desenvolver uma política pública e didática que valorize os saberes, as experiências, a cultura, a identidade, enfim, as especificidades dos povos do campo. Buscamos através das técnicas de jardinagem, ervas medicinais e a produção de insumos orgânicos, fortalecer a cultura, desenvolver o processo de apropriação e elaboração de novos conhecimentos, bem como desenvolver estudos e problematizações sobre as questões relativas ao trabalho, sustentabilidade e cultura dos povos do campo. Através da pesquisa realizada na turma do terceiro ano do primeiro ciclo percebemos que as atividades foram enriquecedoras e possibilitaram inúmeras problematizações e reflexões que partiram dos conhecimentos prévios dos alunos, pois, procuramos desenvolver reflexões críticas e elaborar propostas educativas que incluam os alunos e os valorizem no processo, ou seja, mostrando que é possível partir do conhecimento dos povos do campo, valorizar sua cultura e suas especificidades.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (15 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectPlantas ornamentais - Cultivopt_BR
dc.subjectPlantas medicinais - Cultivopt_BR
dc.subjectAdubos e fertilizantespt_BR
dc.titleTécnicas de jardinagem, ervas medicinais e a produção de insumos orgânicos : problematizando a educação do campopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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