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    Técnicas de jardinagem, ervas medicinais e a produção de insumos orgânicos : problematizando a educação do campo

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    R - E - MARINA LUCINI GNOATTO.pdf (219.6Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Gnoatto, Marina Lucini
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O discurso com relação aos problemas ambientais são frequentes, o homem que convivia em harmonia com a natureza e dela tirava o seu sustento, degradou-a. Grandes transformações ocorreram na forma de se produzir o alimento, e muitas destas contribuíram e/ou causaram grandes problemas ambientais e atualmente nos deparamos com o problema do êxodo rural, o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente. As discussões sobre estas questões precisam começar na escola. Neste trabalho apresentaremos algumas alternativas possíveis de se desenvolver na escola do campo. A educação dos povos do campo que foi históricamente marginalizada se reconstruir num processo coletivo, procurando forjar uma nova identidade e até um novo foco de desenvolvimento humano. Nesse sentido é preciso romper com a lógica do desenvolvimento econômico capitalista, e desenvolver uma política pública e didática que valorize os saberes, as experiências, a cultura, a identidade, enfim, as especificidades dos povos do campo. Buscamos através das técnicas de jardinagem, ervas medicinais e a produção de insumos orgânicos, fortalecer a cultura, desenvolver o processo de apropriação e elaboração de novos conhecimentos, bem como desenvolver estudos e problematizações sobre as questões relativas ao trabalho, sustentabilidade e cultura dos povos do campo. Através da pesquisa realizada na turma do terceiro ano do primeiro ciclo percebemos que as atividades foram enriquecedoras e possibilitaram inúmeras problematizações e reflexões que partiram dos conhecimentos prévios dos alunos, pois, procuramos desenvolver reflexões críticas e elaborar propostas educativas que incluam os alunos e os valorizem no processo, ou seja, mostrando que é possível partir do conhecimento dos povos do campo, valorizar sua cultura e suas especificidades.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50462
    Collections
    • Educação do campo [600]

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