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dc.contributor.authorMachado, Marcos Silvapt_BR
dc.contributor.otherSilva, Luiz Everson da, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveispt_BR
dc.date.accessioned2020-07-16T20:12:27Z
dc.date.available2020-07-16T20:12:27Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50394
dc.descriptionOrientador : Luiz Everson da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Especialização em ...pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractConsiderando o processo histórico ocorrido nas instituições de ensino ao longo das décadas, vemos as grandes mudanças ocorridas, na qual a pouco tempo atrás, não tínhamos celulares, utilizava se "quadro e giz". Atualmente, temos telefones de última geração e muitas tecnologias ao alcance da maioria dos nossos educandos, como a internet. Mesmo assim, na maioria das aulas, ainda utilizamos as mesmas ferramentas de tempos atrás e esperamos a mesma atenção de nossos alunos. Neste trabalho, vamos mostrar as nossas experiências na chamada "sala verde", registraremos nossos êxitos, e descreveremos as práticas (citadas). Objetivamos a construção de uma escola, como um espaço educador sustentável, na qual nossas crianças vão ter uma real ideia da sua importância como um todo na construção e manutenção da sociedade. Nosso principal objetivo é criar um local no Colégio, uma sala que não tenha paredes (sala verde), onde os educandos se sintam livres para opinarem e participarem ativamente de atividades ali desenvolvidas De forma pratica poderemos trabalhar os conceitos da Educação Ambiental, vivenciamos de fato quilo que só é visto através dos livros didáticos e explicado no quadro negro. Procuramos relatar as ações realizadas com os alunos e bolsistas do PIBID, as praticas realizadas durante o ano letivo contemplando os conteúdos que foram trabalhados fortalecendo, o processo de ensino aprendizagem. Observamos, de maneira pratica que os alunos conseguiram vivenciar e compreender os temas expostos de forma mais eficaz se comparado aos processos habituais da sala de aula formal. Assim, através da vivencia e experimentação, alcançamos o objeto de aprendizagem proposto para uma educação ambiental emancipatória.pt_BR
dc.format.extent62 p. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectMetodos educacionaispt_BR
dc.subjectEducaçao ambiental - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAmbientalismo - Aspectos sociaispt_BR
dc.titleColégio Estadual Sertãozinho - EFMN - Matinhos : uma experiencia de educação ambiental, sala verde e saida de campopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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