dc.contributor.author | Machado, Marcos Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Luiz Everson da, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-16T20:12:27Z | |
dc.date.available | 2020-07-16T20:12:27Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50394 | |
dc.description | Orientador : Luiz Everson da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Especialização em ... | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando o processo histórico ocorrido nas instituições de ensino ao longo das décadas, vemos as grandes mudanças ocorridas, na qual a pouco tempo atrás, não tínhamos celulares, utilizava se "quadro e giz". Atualmente, temos telefones de última geração e muitas tecnologias ao alcance da maioria dos nossos educandos, como a internet. Mesmo assim, na maioria das aulas, ainda utilizamos as mesmas ferramentas de tempos atrás e esperamos a mesma atenção de nossos alunos. Neste trabalho, vamos mostrar as nossas experiências na chamada "sala verde", registraremos nossos êxitos, e descreveremos as práticas (citadas). Objetivamos a construção de uma escola, como um espaço educador sustentável, na qual nossas crianças vão ter uma real ideia da sua importância como um todo na construção e manutenção da sociedade. Nosso principal objetivo é criar um local no Colégio, uma sala que não tenha paredes (sala verde), onde os educandos se sintam livres para opinarem e participarem ativamente de atividades ali desenvolvidas De forma pratica poderemos trabalhar os conceitos da Educação Ambiental, vivenciamos de fato quilo que só é visto através dos livros didáticos e explicado no quadro negro. Procuramos relatar as ações realizadas com os alunos e bolsistas do PIBID, as praticas realizadas durante o ano letivo contemplando os conteúdos que foram trabalhados fortalecendo, o processo de ensino aprendizagem. Observamos, de maneira pratica que os alunos conseguiram vivenciar e compreender os temas expostos de forma mais eficaz se comparado aos processos habituais da sala de aula formal. Assim, através da vivencia e experimentação, alcançamos o objeto de aprendizagem proposto para uma educação ambiental emancipatória. | pt_BR |
dc.format.extent | 62 p. : il. color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Metodos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educaçao ambiental - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ambientalismo - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.title | Colégio Estadual Sertãozinho - EFMN - Matinhos : uma experiencia de educação ambiental, sala verde e saida de campo | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |