Colégio Estadual Sertãozinho - EFMN - Matinhos : uma experiencia de educação ambiental, sala verde e saida de campo
Resumo
Considerando o processo histórico ocorrido nas instituições de ensino ao longo das décadas, vemos as grandes mudanças ocorridas, na qual a pouco tempo atrás, não tínhamos celulares, utilizava se "quadro e giz". Atualmente, temos telefones de última geração e muitas tecnologias ao alcance da maioria dos nossos educandos, como a internet. Mesmo assim, na maioria das aulas, ainda utilizamos as mesmas ferramentas de tempos atrás e esperamos a mesma atenção de nossos alunos. Neste trabalho, vamos mostrar as nossas experiências na chamada "sala verde", registraremos nossos êxitos, e descreveremos as práticas (citadas). Objetivamos a construção de uma escola, como um espaço educador sustentável, na qual nossas crianças vão ter uma real ideia da sua importância como um todo na construção e manutenção da sociedade. Nosso principal objetivo é criar um local no Colégio, uma sala que não tenha paredes (sala verde), onde os educandos se sintam livres para opinarem e participarem ativamente de atividades ali desenvolvidas De forma pratica poderemos trabalhar os conceitos da Educação Ambiental, vivenciamos de fato quilo que só é visto através dos livros didáticos e explicado no quadro negro. Procuramos relatar as ações realizadas com os alunos e bolsistas do PIBID, as praticas realizadas durante o ano letivo contemplando os conteúdos que foram trabalhados fortalecendo, o processo de ensino aprendizagem. Observamos, de maneira pratica que os alunos conseguiram vivenciar e compreender os temas expostos de forma mais eficaz se comparado aos processos habituais da sala de aula formal. Assim, através da vivencia e experimentação, alcançamos o objeto de aprendizagem proposto para uma educação ambiental emancipatória.