dc.contributor.advisor | Alencastro, Lucia Helena, 1970- | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Mara Cristina Fortuna da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-17T22:31:07Z | |
dc.date.available | 2022-05-17T22:31:07Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50381 | |
dc.description | Orientador: Lucia Helena Alencastro | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo discute sobre Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas do campo. São apresentados alguns referenciais teóricos sobre as Escolas de Campo, a inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares e o atendimento educacional especializado. Também são apresentados alguns pontos importantes discutidos na Conferencia de Salamanca na Espanha, como a inclusão dos alunos com deficiência nas escolas regulares. Sendo o Brasil consignatário desta, inicia as implantações das Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas, bem como reformula Leis e Decretos brasileiros que amparam esses direitos. Reconhecendo a importância de estas salas estarem presentes nas escolas urbanas, e objetivando conhecer se também estão presentes nas escolas do campo, apresentamos uma análise de questionários semiestruturados, realizados com as equipes pedagógicas das Escolas do Campo do Município de Clevelândia-Pr. Assim, analisamos se há oferta do atendimento especializado e de Salas de Recursos para os alunos das escolas pesquisadas. Esses dois elementos: Escola do campo e Salas de Recursos Multifuncionais necessitando serem articulados entre si parecem não dar sustentação de que a política educacional inclusiva esteja presente em todas as escolas do campo. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (14 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Crianças com deficiência - Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Legislação educacional | pt_BR |
dc.title | As salas de recursos multifuncionais nas escolas de campo no município de Clevelândia - PR | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |