dc.contributor.advisor | Bica, Gabriela Schenato, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.author | Rutcoski, Lucimara | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-25T20:40:13Z | |
dc.date.available | 2022-04-25T20:40:13Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50368 | |
dc.description | Orientador: Gabriela Schenato Bica | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | A escola em sua gestão democrática e participativa tem tudo a ver com os as expectativas, conflitos existentes e a aprendizagem. Portanto, a escola vem construindo o seu papel enquanto mecanismo de inclusão social, tanto nas escolas urbanas quanto nas escolas do campo, é através dela que se promove desde a infância inserção dos indivíduos dentro dos grupos sociais, como o aumento nos anos de escolaridade da população em idade escolar, no número de horas dos cursos, o que permite um convívio maior entre os indivíduos no espaço escolar. Dentro do sistema educativo, é bastante complexo. Por isso, uma das questões que vem sendo levantada e é de grande importância nas esferas escolares refere-se aos problemas com a violência e as drogas. A escola tem sido apontada como um local de grande incidência da violência e como local de primeiro contato com substâncias psicoativas. Partindo deste estudo, o projeto buscou enfocar a questão das drogas e da violência no ambiente escolar referido, apontar a importância de mudança de atitudes pelas pessoas envolvidas na escola e na comunidade, através do envolvimento de professores, alunos, familiares e demais membros da comunidade atribuindo-lhes estratégias de compromisso para o enfrentamento desse problema. As práticas foram desenvolvidas através de reuniões com a comunidade escolar, filmes, entrevistas, diálogos, produção de textos e músicas, e jogos, abordando o tema em questão. Percebeu-se assim, que a escola esta precisa estar mais envolvida e consciente dessa situação. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (15 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Administração | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática - Escolas publicas | pt_BR |
dc.subject | Drogas - Escolas | pt_BR |
dc.subject | Violencia escolar | pt_BR |
dc.title | A importância da gestão democrática escolar na promoção do combate às drogas e à violência | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |