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dc.contributor.advisorBica, Gabriela Schenato, 1978-pt_BR
dc.contributor.authorRutcoski, Lucimarapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T20:40:13Z
dc.date.available2022-04-25T20:40:13Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50368
dc.descriptionOrientador: Gabriela Schenato Bicapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractA escola em sua gestão democrática e participativa tem tudo a ver com os as expectativas, conflitos existentes e a aprendizagem. Portanto, a escola vem construindo o seu papel enquanto mecanismo de inclusão social, tanto nas escolas urbanas quanto nas escolas do campo, é através dela que se promove desde a infância inserção dos indivíduos dentro dos grupos sociais, como o aumento nos anos de escolaridade da população em idade escolar, no número de horas dos cursos, o que permite um convívio maior entre os indivíduos no espaço escolar. Dentro do sistema educativo, é bastante complexo. Por isso, uma das questões que vem sendo levantada e é de grande importância nas esferas escolares refere-se aos problemas com a violência e as drogas. A escola tem sido apontada como um local de grande incidência da violência e como local de primeiro contato com substâncias psicoativas. Partindo deste estudo, o projeto buscou enfocar a questão das drogas e da violência no ambiente escolar referido, apontar a importância de mudança de atitudes pelas pessoas envolvidas na escola e na comunidade, através do envolvimento de professores, alunos, familiares e demais membros da comunidade atribuindo-lhes estratégias de compromisso para o enfrentamento desse problema. As práticas foram desenvolvidas através de reuniões com a comunidade escolar, filmes, entrevistas, diálogos, produção de textos e músicas, e jogos, abordando o tema em questão. Percebeu-se assim, que a escola esta precisa estar mais envolvida e consciente dessa situação.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (15 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEscolas - Administraçãopt_BR
dc.subjectGestão democrática - Escolas publicaspt_BR
dc.subjectDrogas - Escolaspt_BR
dc.subjectViolencia escolarpt_BR
dc.titleA importância da gestão democrática escolar na promoção do combate às drogas e à violênciapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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