dc.contributor.advisor | Resende, Lucia Maria Gonçalves de | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Jose Roberto | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-13T17:55:23Z | |
dc.date.available | 2022-07-13T17:55:23Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50333 | |
dc.description | Orientador: Lucia Maria Gonçalves De Resende | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | A proposta deste trabalho foi mostrar as possibilidades de trabalhar conteúdos matemáticos dentro de um processo de ensino voltado ao povo do campo. Nesta perspectiva, por meio de diálogo com os alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual do Campo Carlos Gomes 2 , surgiu a necessidade de verificar a possibilidade de intervenção na construção de aviário de baixo custo para pequenos produtores rurais. Nesse sentido, fizemos uma pesquisa bibliográfica que pudesse nos dar encaminhamentos para o nosso trabalho, e nessa perspectiva a cartilha da EMBRAPA nos ofereceu todo embasamento necessário, para desenvolver nosso projeto, na intenção de construção de aviário para produção de frangos de corte em sistemas alternativos em pequena escala. O planejamento de conteúdos matemáticos como: sistema de medidas, escalas, ângulos, matemática financeira, gráficos, temperatura foram imprescindíveis para alcançar os objetivos propostos no desenvolvimento. Dessa maneira, este trabalho proporcionou para nossos alunos a possibilidade de intervenção de sua realidade, oferecendo de forma investigativa e construtiva, a valorização dos conteúdos matemáticos inseridos e articulados no contexto social e educacional dos alunos do campo. Foi possível mostrar que a matemática está também presente nas relações sociais e culturais, oportunizando a ampliação de conhecimentos matemáticos adquiridos pelos alunos camponeses, realmente úteis na sua vivência cidadã. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (13 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Matemática aplicada | pt_BR |
dc.subject | Etnomatematica | pt_BR |
dc.subject | EMBRAPA | pt_BR |
dc.title | O trabalho de sequências didáticas para alunos de alfabetização da educação do campo | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |