• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O trabalho de sequências didáticas para alunos de alfabetização da educação do campo

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - JOSE ROBERTO FERREIRA.pdf (233.0Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Ferreira, Jose Roberto
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A proposta deste trabalho foi mostrar as possibilidades de trabalhar conteúdos matemáticos dentro de um processo de ensino voltado ao povo do campo. Nesta perspectiva, por meio de diálogo com os alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual do Campo Carlos Gomes 2 , surgiu a necessidade de verificar a possibilidade de intervenção na construção de aviário de baixo custo para pequenos produtores rurais. Nesse sentido, fizemos uma pesquisa bibliográfica que pudesse nos dar encaminhamentos para o nosso trabalho, e nessa perspectiva a cartilha da EMBRAPA nos ofereceu todo embasamento necessário, para desenvolver nosso projeto, na intenção de construção de aviário para produção de frangos de corte em sistemas alternativos em pequena escala. O planejamento de conteúdos matemáticos como: sistema de medidas, escalas, ângulos, matemática financeira, gráficos, temperatura foram imprescindíveis para alcançar os objetivos propostos no desenvolvimento. Dessa maneira, este trabalho proporcionou para nossos alunos a possibilidade de intervenção de sua realidade, oferecendo de forma investigativa e construtiva, a valorização dos conteúdos matemáticos inseridos e articulados no contexto social e educacional dos alunos do campo. Foi possível mostrar que a matemática está também presente nas relações sociais e culturais, oportunizando a ampliação de conhecimentos matemáticos adquiridos pelos alunos camponeses, realmente úteis na sua vivência cidadã.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50333
    Collections
    • Educação do campo [600]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV