dc.contributor.advisor | Borges, André Essenfelder, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.creator | Hirata, Fernanda Siqueira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-01T16:57:01Z | |
dc.date.available | 2024-10-01T16:57:01Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50255 | |
dc.description | Orientador: André Essenfelder Borges | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo desenvolver estratégias para a resolução de situações problemas no ensino da matemática, de modo a relacionar teoria e prática, ao utilizar os jogos como recursos metodológicos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico seletivo e análise de dados observados em uma escola pública do município de Curitiba, utilizando como base o percentual de acertos alcançados pelos educandos na primeira etapa da Provinha Brasil 2013. A partir desta, foram elencados eixos específicos a serem retomados durante a prática docente, sendo propostos novos encaminhamentos que tornassem o conhecimento mais significativo, atraente e prazeroso. Sendo assim, foi possível perceber um avanço significativo na aprendizagem das crianças, pois ao participarem dos jogos desenvolveram diversas habilidades matemáticas. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (20 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Solução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Concursos | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Brinquedos educativos | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.title | Jogos na resolução de situações problemas : uma perspectiva inovadora para as aulas de matemática | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |