A influência da Lei Seca no planejamento estratégico de marketing de bares e restaurantes de Brasília
Resumo
Resumo: As organizações empresariais estão sujeitas a variáveis incontroláveis, as quais podem e devem ser identificadas na primeira fase do planejamento estratégico de marketing: o diagnóstico. Com a análise ambiental, é possível identificar oportunidades e ameaças causadas por essas variáveis e, então, adaptar o composto de marketing. Essa ação é preponderante para o sucesso e perenidade da organização no mercado. Classificada como uma variável político-legal, a Lei nº 11.705/2008, conhecida como Lei Seca, causou diversos impactos no segmento de bares e restaurantes ao ser sancionada. Em 2012 a Lei Seca passou por mudanças que a deixaram ainda mais rígida. Neste estudo procurou-se analisar os impactos causados no segmento de bares e restaurantes de Brasília com as mudanças na lei. Constatou-se que o segmento estava tão vulnerável em 2012 quanto em 2008. A reação do consumidor também foi analisada, sendo possível perceber uma mudança de hábito. Por fim, um estudo de caso mostrou que com planejamento é possível adequar-se às mudanças e sobressair perante os concorrentes.
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