Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Luiz Everson da, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorMeurer, Elizapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T22:38:39Z
dc.date.available2022-04-25T22:38:39Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50224
dc.descriptionOrientador: Luiz Everson da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractEste artigo é o relato de um projeto desenvolvido com uma turma de 8° ano do Colégio Estadual do Campo Vinícius de Moraes – Ensino Fundamental e Médio do distrito de Catuporanga, município de Nova Tebas – PR. O projeto objetiva a aprendizagem significativa dos educandos na disciplina de Ciências do ensino fundamental, a partir do conhecimento de obtiveram sobre vários conteúdos relacionados a uma horta orgânica e hábitos saudáveis, como forma de relacionar os conteúdos à vida diária dos educandos. Diante disso, os alunos puderam verificar que um tema é capaz de desenvolver uma educação ambiental e alimentar, além de conectar conceitos teóricos a práticos, relacionadas ao ensino de Ciências, destacando o contexto da implementação desta horta orgânica no ambiente da escola. A implantação da horta orgânica na escola do campo configura-se como uma possibilidade de produção de alimentos saudáveis, que precisa estar presente no dia a dia de qualquer individuo. Neste sentido, é preciso ensinar aos alunos o valor de uma alimentação saudável capaz de atender as necessidades nutricionais do corpo. Numa tentativa de estabelecer um processo de re(significar) e valorizar a alimentação saudável, as escolas do campo vêm implantando hortas educativas com a participação de professores, funcionários e alunos, como forma de motivar e promover uma conexão entre a realidade vivida pelo aluno e as experiências em sala de aula. O trabalho tem como objetivo levar a realidade da vida dos alunos para escola, incentivar a produção de alimentos orgânicos e conscientizá-los sobre a importância de bons hábitos alimentares, promovendo assim, a interdisciplinaridade a partir do envolvimento de todos da escola. A metodologia do trabalho constou em diálogo com a direção da escola, realização de palestras sobre o tema, contando com a participação dos professores e alunos através de exposição oral, discussão grupal, vídeos e questionários.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (17 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectHorta orgânicapt_BR
dc.subjectEnsino agricolapt_BR
dc.subjectTrabalho voluntáriopt_BR
dc.subjectEducaçao ambiental - Paranápt_BR
dc.subjectAlimentação saudávelpt_BR
dc.titleA importância da implementação de horta orgânica nas escolas do campopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples