dc.contributor.advisor | Silva, Luiz Everson da, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.author | Meurer, Eliza | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-25T22:38:39Z | |
dc.date.available | 2022-04-25T22:38:39Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50224 | |
dc.description | Orientador: Luiz Everson da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo é o relato de um projeto desenvolvido com uma turma de 8° ano do Colégio Estadual do Campo Vinícius de Moraes – Ensino Fundamental e Médio do distrito de Catuporanga, município de Nova Tebas – PR. O projeto objetiva a aprendizagem significativa dos educandos na disciplina de Ciências do ensino fundamental, a partir do conhecimento de obtiveram sobre vários conteúdos relacionados a uma horta orgânica e hábitos saudáveis, como forma de relacionar os conteúdos à vida diária dos educandos. Diante disso, os alunos puderam verificar que um tema é capaz de desenvolver uma educação ambiental e alimentar, além de conectar conceitos teóricos a práticos, relacionadas ao ensino de Ciências, destacando o contexto da implementação desta horta orgânica no ambiente da escola. A implantação da horta orgânica na escola do campo configura-se como uma possibilidade de produção de alimentos saudáveis, que precisa estar presente no dia a dia de qualquer individuo. Neste sentido, é preciso ensinar aos alunos o valor de uma alimentação saudável capaz de atender as necessidades nutricionais do corpo. Numa tentativa de estabelecer um processo de re(significar) e valorizar a alimentação saudável, as escolas do campo vêm implantando hortas educativas com a participação de professores, funcionários e alunos, como forma de motivar e promover uma conexão entre a realidade vivida pelo aluno e as experiências em sala de aula. O trabalho tem como objetivo levar a realidade da vida dos alunos para escola, incentivar a produção de alimentos orgânicos e conscientizá-los sobre a importância de bons hábitos alimentares, promovendo assim, a interdisciplinaridade a partir do envolvimento de todos da escola. A metodologia do trabalho constou em diálogo com a direção da escola, realização de palestras sobre o tema, contando com a participação dos professores e alunos através de exposição oral, discussão grupal, vídeos e questionários. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (17 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Horta orgânica | pt_BR |
dc.subject | Ensino agricola | pt_BR |
dc.subject | Trabalho voluntário | pt_BR |
dc.subject | Educaçao ambiental - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Alimentação saudável | pt_BR |
dc.title | A importância da implementação de horta orgânica nas escolas do campo | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |