• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A importância da implementação de horta orgânica nas escolas do campo

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ELIZA MEURER.pdf (310.0Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Meurer, Eliza
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este artigo é o relato de um projeto desenvolvido com uma turma de 8° ano do Colégio Estadual do Campo Vinícius de Moraes – Ensino Fundamental e Médio do distrito de Catuporanga, município de Nova Tebas – PR. O projeto objetiva a aprendizagem significativa dos educandos na disciplina de Ciências do ensino fundamental, a partir do conhecimento de obtiveram sobre vários conteúdos relacionados a uma horta orgânica e hábitos saudáveis, como forma de relacionar os conteúdos à vida diária dos educandos. Diante disso, os alunos puderam verificar que um tema é capaz de desenvolver uma educação ambiental e alimentar, além de conectar conceitos teóricos a práticos, relacionadas ao ensino de Ciências, destacando o contexto da implementação desta horta orgânica no ambiente da escola. A implantação da horta orgânica na escola do campo configura-se como uma possibilidade de produção de alimentos saudáveis, que precisa estar presente no dia a dia de qualquer individuo. Neste sentido, é preciso ensinar aos alunos o valor de uma alimentação saudável capaz de atender as necessidades nutricionais do corpo. Numa tentativa de estabelecer um processo de re(significar) e valorizar a alimentação saudável, as escolas do campo vêm implantando hortas educativas com a participação de professores, funcionários e alunos, como forma de motivar e promover uma conexão entre a realidade vivida pelo aluno e as experiências em sala de aula. O trabalho tem como objetivo levar a realidade da vida dos alunos para escola, incentivar a produção de alimentos orgânicos e conscientizá-los sobre a importância de bons hábitos alimentares, promovendo assim, a interdisciplinaridade a partir do envolvimento de todos da escola. A metodologia do trabalho constou em diálogo com a direção da escola, realização de palestras sobre o tema, contando com a participação dos professores e alunos através de exposição oral, discussão grupal, vídeos e questionários.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50224
    Collections
    • Educação do campo [600]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV