Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorRaimundo, Jerry Adrianopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-22T19:21:41Z
dc.date.available2022-08-22T19:21:41Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49180
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Maurício Cesar Vitória Fagundespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 06/07/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 112-114pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho organiza e realiza investigações acerca da formação do/a professor/a em serviço, na perspectiva dialética que enfoca a práxis como fenômeno recursivo do trabalho docente, capaz de transformá-lo/a e formá-lo/a. A pesquisa parte do questionamento de como o/a professor/a pode se formar pela práxis do seu próprio trabalho, pressupondo que o conjunto de particularidades que o caracteriza responderá sobre a formação docente (coletiva). O direcionamento da pesquisa se formaliza metodologicamente com o objetivo de compreender o processo formativo dos/as professores/as, de anos iniciais de uma escola da rede pública do município de Curitiba, nas possibilidades e limites de seu próprio trabalho concebido como práxis. Para isso, utiliza o método dialético-materialista para fundamentar o processo investigativo e aborda qualitativamente os materiais da investigação. Com a perspectiva do método dialético, este trabalho se configura como estudo de caso, a fim de descrever o processo de formação docente em serviço, utilizando três procedimentos para coleta de materiais, a saber: pesquisa documental, entrevista com professores/as; e, entrevista exotópica com pedagogos/as desta escola. Os materiais são interpretados pela análise dialógica de discurso de Bakhtin, e são submetidos à lógica dialética para construir os resultados da pesquisa. As dimensões teóricas e metodológicas são discutidas com os seguintes pensadores: Álvaro Vieira Pinto, método dialético e educação; Adolfo Sánchez Vázquez, filosofia da práxis; Augusto Nibaldo Silva Triviños, metodologia de pesquisa, Mikhail Bakhtin, análise dialógica de discurso; e, Paulo Freire, educação e formação de professores. Palavras-chave: Formação docente. Existência. Práxis.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work organizes and realizes investigations about the teacher-forming in service, in the dialectical perspective that focuses on praxis as a recursive phenomenon of the teaching work, capable of transforming and forming him/her. The research starts from the questioning of how the teacher can be formed by the praxis of his own work, assuming that the set of particularities that characterize him/her will respond to the (collective) teacher formation. The direction of the research is formalized methodologically with the objective of understanding the formative process of the teachers of early years of a public school in the city of Curitiba (Brazil), in the possibilities and limits of their own work conceived as praxis. For this, it uses dialectical-materialist method to base the investigative process and qualitatively approaches the materials of the investigation. With the perspective of dialectical method, this work is configured as a case study, in order to describe the process of teacher formation in service, using three procedures for collecting materials, namely: documentary research, interview with teachers; and, exotopic interview with pedagogues of this school. The materials are interpreted by Bakhtin's dialogical analysis of discourse, and are subjected to dialectical logic to construct the results of the research. The theoretical and methodological dimensions are discussed with the fallowing thinkers: Álvaro Vieira Pinito, dialectical method and education; Adolfo Sánchez Vázquez, philosophy of praxis; Augusto Nibaldo Silva Triviños, methodology of research; Mikhail Bakhtin, dialogical discourse analysis; and, Paulo Freire, education and teacher-forming. Key words: Teacher formation. Existence. Praxis.pt_BR
dc.format.extent118 f. : gráfs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPraxis (Filosofia)pt_BR
dc.titleA práxis como fenômeno formador do/a docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples