Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDegache, Christianpt_BR
dc.contributor.advisorDel Omo, Francisco Javier Calvopt_BR
dc.contributor.authorDautzenberg, Sabinept_BR
dc.contributor.otherUniversité Grenoble-Alpespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-04-28T22:10:07Z
dc.date.available2020-04-28T22:10:07Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47994
dc.descriptionOrientadores : Prof. Dr. Christian Degache, LIDILEM, Université Grenoble-Alpes, Prof. Dr. Francisco Javier Calvo Del Omo, DELEM, Universidade Federal do Paranápt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 08/05/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 105-108pt_BR
dc.description.abstractResumo: No quadro do duplo-diploma Grenoble-Curitiba, especialidade DILIPEM, elaborei um projeto pedagogico numa escola brasileira em Curitiba com um publico de preadolescentes entre 11 e 13 anos. Como base didactica deste projeto eu usei a intercompreensao em linguas, propoendo o desenvolvimento da pratica de leitura atraves do uso dos generos de textos e do paratexto. Dividi essa dissertacao em tres partes : o quadro teorico, a descricao de projeto e sua analise. Na primeira parte apresentei os conceitos, as abordagens didacticas e as ferramentas pedagogicas existentes usadas para a concepcao. Na segunda parte descrivi o contexto e minhas modalidades de intervencao. Terceiramente analisei a implementacao dessas intervencoes assim como os resultados obtidos em comparacao aos objetivos fixados. Finalmente conclui sobre os desafios relativos a esse tipo de iniciativa no contexto da escola publica no Brasil, e sobre as possibilidades de continuacao do projeto. Palavras-chave: intercompreensao, leitura, preadolescente, genero de texto, paratexto, didatica das linguas.pt_BR
dc.description.abstractRésumé: Dans le cadre du double diplome Grenoble-Curitiba, specialite DILIPEM, nous avons mis sur pied un projet pedagogique dans une ecole bresilienne de Curitiba aupres de preadolescents de 11 a 13 ans. En utilisant l'intercomprehension en langue comme base didactique de ce projet, nous avons propose de travailler la lecture a travers l'utilisation des genres de texte et paratexte. Le memoire est divise en trois parties : le cadre theorique, la description et l'analyse du projet. Nous avons d'abord explique les notions, approches et materiaux didactiques existants utilises pour mettre au point la conception. Puis nous avons decrit le contexte et les modalites de notre intervention. Ensuite, nous avons analyse la mise en oeuvre de celle-ci et les resultats par rapport aux objectifs vises. Enfin, nous avons conclu avec les enjeux d'une telle initiative, pour l'ecole et pour le Bresil, et ses possibles continuations. Mots-clés: intercomprehension, lecture, preadolescent, genres de texte, paratexte, didactique des langues.pt_BR
dc.format.extent161, [16] f. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageFrancêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectCentro de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente Cândido Portinari (Curitiba)pt_BR
dc.subjectProjeto pedagógico - Leiturapt_BR
dc.subjectLeitura - Compreensão - Avaliaçãopt_BR
dc.titleL'intercompréhension au service des stratégies de lecture chez les préadolescents : mise en oeuvre et analyse d'un projet pédagogiquept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples