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dc.contributor.advisorVagetti, Gislaine Cristinapt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Valdomiro de, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorKrawutschke, Andréapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-01T18:06:21Z
dc.date.available2022-12-01T18:06:21Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47962
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Gislaine Cristina Vagettipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Valdomiro de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/03/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f.63-70pt_BR
dc.description.abstractResumo: Objetivo: Comparar a percepção da qualidade de vida em idosas que exercem e não exercem uma pratica corporal estruturada. Amostra: A amostra foi composta por 219 idosas entre 60 e 94 anos, intencionalmente selecionadas na Cidade de Curitiba-PR, as quais compuseram 3 grupos, de acordo com sua participação em atividades estruturadas (Nenhuma prática de atividade estruturada N=74, Ginástica N=71, Dança de salão N=77). Materiais e métodos: Questionários sobre informações sociodemográficas e econômicas (ABEP, 2015) foram aplicados visando a caracterização da amostra. A percepção de qualidade de vida foi avaliada mediante aplicação dos questionários WHOQOL-BREF e WHOQOL-OLD. Para a avaliação da prática habitual de prática corporal utilizou-se o questionário internacional de atividade física (IPAQ-Versão Curta). Analise dos dados: Medidas de tendência central e dispersão bem como, a distribuição de frequência absoluta e relativa, foram utilizadas para a descrição da amostra. Análises de variância One way e Welch Test e post hoc de Bonferroni foram utilizados para analise comparativas adotando p<0,05 como significância estatística. Resultados: Em relação a qualidade de vida geral (QVG) verificou-se escores médios de 71,92±15.76 (WHOQOL-BREF) e 70,58±9,98 (WHOQOL-OLD). Nas comparações entre os grupos de participação em práticas corporais estruturadas verificou-se que as idosas do grupo de Dança de salão apresentaram maiores escores de QVG (78,62±12,04) quando comparadas aos demais grupos (Grupo Ginástica: 71,79 ±16,58; Grupo de Atividade não estruturada: 65,07 ±15,58, p=0,00). Essa diferença do grupo de dança de salão permaneceu em todos os comparativos entre os domínios do WHOQOLBREF. Para os escores de QVG do WHOQOL-OLD, verificou-se que o grupo de Dança de salão apresentou maiores escores do que o grupo de atividade não estruturada (74,07 ± 7,54 vs. 66,91 ± 11,03, p=0,00), porém nenhuma diferença foi verificada entre os grupos de Dança e Ginástica. Conclusão: Conclui-se que as idosas envolvidas na prática da dança de salão apresentaram melhor percepção de qualidade de vida quando comparada às praticantes de ginástica e às idosas que não praticavam atividade estruturada. Os dois grupos que exerciam pratica corporal estruturada apresentaram escores significativamente maiores do que os idosos que não praticavam atividade estruturada. A dança de salão vem ganhando espaço entre os idosos, trazendo muitos benefícios físicos, promovendo convívio e a integração social significativa. Palavras - chave: Educação. Dança de salão. Pedagogia do movimento. Desenvolvimento humano.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Aim: To compare the perception of quality of life in elderly who participate and do not participate in structured corporal practices. Sample: The sample consisted of 219 elderly women between 60 and 94 years old, intentionally selected in the city of Curitiba-PR, who composed 3 groups according to their participation in structured activities (Unstructured activity- N = 74, Aerobic Classes N = 71, Ballroom dancing - N = 77). Methods: Socio-demographic and economic information were collected through questionnaires (ABEP, 2015). The questionnaires WHOQOL-BREF and WHOQOL-OLD assessed the perception of quality of life. The International Physical Activity Questionnaire (IPAQ-Short version) assessed the regular corporal practice. Data analysis: Measures of central tendency and dispersion as well as an absolute and relative frequency distribution were used to describe the sample. One way analysis of variance, Welch Test and Bonferroni post hoc test analyzed differences among groups adopting p <0.05 as statistical significance. Results: The mean quality of life (QOL) was 71.92 ± 15.76 (WHOQOL-BREF) and 70.58 ± 9.98 (WHOQOL-OLD). In the comparisons among groups it was found that the elderly women in the Ballroom Dance group had higher QOL scores (78.62 ± 12.04) than the other groups (Aerobic Classes: 71.79 ± 16.58; Unstructured activity: 65.07 ± 15.58, p = 0.00). This difference in the remained for all the WHOQOL-BREF domains. For the WHOQOL-OLD QOL scores, it was found that the Ballroom Dance group showed higher scores than the Unstructured activity group (74.07 ± 7.54 vs. 66.91 ± 11.03, p = 0.00), but no difference was found between the Dance and Aerobic Classes groups. Conclusion: Elderly women engaged in Ballroom dancing presented a better perception of quality of life when compared to aerobic classes practitioners and to the elderly women who did not practice structured activities. The two groups that exercised structured activities presented significantly higher scores than the elderly who did not practice structured activity. Ballroom dancing has been gaining ground among the elderly, bringing many physical benefits, promoting social interaction and meaningful social integration. Key-words: Education. Ballroom dancing. Movement pedagogy. Human development.pt_BR
dc.format.extent86 f. : il. alguma color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDança de salãopt_BR
dc.subjectEducação do movimentopt_BR
dc.subjectIdosos - Programas de atividadespt_BR
dc.titlePercepção de qualidade de vida em idosas que exercem e não exercem a prática corporalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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