Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGonçalves, Jean Carlos, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorSales, Silvana Lopespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-16T12:13:49Z
dc.date.available2020-12-16T12:13:49Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47893
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 50-54pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa, vinculada ao Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatro (ELiTe/CNPq) e à linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPR), busca compreender os sentidos das aulas de teatro para crianças da educação infantil, a partir da análise de protocolos teatrais verbo-visuais, confeccionados por elas durante uma oficina de teatro em uma escola da rede particular de ensino no município de Curitiba. A fundamentação teórico-metodológica se ancora nos estudos bakhtinianos - Análise Dialógica do Discurso. A pesquisa questiona, a partir da análise dos protocolos elaborados pelas crianças, os sentidos de aula de teatro, compreendendo que, na esfera escolar, os discursos educacionais acabam se sobrepondo à educação estética e às experiências poéticas, especialmente nos primeiros anos da vida escolar. Os principais resultados apontam para a aula de teatro como um evento não dissociado dos processos de escolarização, trazendo à tona sentidos de espaço, professor e estudante. Palavras-chave: Protocolos; verbo-visualidade; Educação Infantil; Bakhtin.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research, linked to the Laboratory of Studies in Education, Language andTheater (ELiTe / CNPq) and the research line Culture, School and Education of the Graduate Program in Education (UFPR), seeks to understand the meanings of theater classes for Children from early childhood education, based on the analysis of verbal and visual theatrical protocols, made by them during a theater workshop at a private school in the city of Curitiba. The theoretical-methodological foundation is anchored in theBakhtinianstudies - Dialogical Discourse Analysis. The research questions, from the analysis of the protocols elaborated by the children, the meanings of theater class, understanding that in the school sphere, educational discourses end up overlapping aesthetic education and poetic experiences, especially in the first years of school life. The main results point to the theater class as an event not dissociated from the processes of schooling, bringing to the surface senses of space, teacher and student. Keywords: Protocols; Verb-visuality; Childeducation; Bakhtin.pt_BR
dc.format.extent54 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975pt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.titleProtocolos teatrais verbo-visuais : o discurso das crianças em perspectiva Bakhtinianapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples