Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGonçalves, Rodrigo Tadeu, 1981-pt_BR
dc.contributor.authorDelgado, Maikon Augusto, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherLarue, Maria da Conceição Coelho Ferreirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.contributor.otherUniversite Lumiere Lyon 2.Facultè des Langues. Programa Master en Études Lusophonespt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T14:16:30Z
dc.date.available2019-11-18T14:16:30Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47313
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Tadeu Gonçalvespt_BR
dc.descriptionCoorientador: Profª. Drª. Maria da Conceição Coelho Ferreira Laruept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras e Université Lumière Lyon 2, Faculté des Langues. Defesa: Curitiba, 15/03/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar o impacto que a recepção literária tem sobre o gênero literário do romance policial. Utiliza como instrumental teórico a Teoria da Recepção, de Jauss, a teoria sociológica da arte de Bourdieu como contraponto e a proposta metodológica de Manon Brunet como saída para o impasse criado entre as duas teorias. O objeto de estudos escolhido para abarcar essa perspectiva de análise são os romances policiais de Henning Mankell, perspectiva a partir da qual procurou-se erigir uma partitura para analisar o impacto da recepção na manutenção do gênero literário policial. A título de verificação da consistência e pertinência dessa nova perspectiva e seus componentes, ela é submetida a um caso-controle, cujo objeto é a trilogia policial de Dinis Machado. As conclusões deste trabalho revelam possíveis linhas de força existentes entre recepção, gênero e campo literários, mas não chega a comprová-las devido à abrangência diminuta de seu escopo original.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis aims to analyze the impact of literary reception on the literary genre of crime fiction. It uses Jauss' Theory of Reception as main theoretical tool, Bourdieu's sociological theory of art as a counterpoint and Manon Brunet's methodological proposal as a solution to the impasse between the two aforementioned theories. The object of study who has been chosen to embrace this analytical perspective are the detective novels of Henning Mankell. From this perspective we sought to erect a score to analyze the impact of reception on the maintenance of the police genre. By checking the consistency and relevance of this new approach and its components, it is subject to a case-control, whose purpose is the trilogy of Dinis Machado. The findings of this study reveal possible lines of power between reception, genre and literary field, but not enough to prove them due to the tiny comprehensiveness of its original scope.pt_BR
dc.format.extent168 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectFicção policialpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectMankell, Henning, 1948-pt_BR
dc.subjectRomance suecopt_BR
dc.titlePolicial e recepção : análise do impacto da recepção sobre a reescrita das convenções de gênero dos romances policiais de Henning Mankellpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples