Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHorn, Geraldo Balduínopt_BR
dc.contributor.authorMugnaini, Mayra Othero Nunes Jardimpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-11-30T20:42:30Z
dc.date.available2020-11-30T20:42:30Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47143
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Geraldo Balduíno Hornpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 87-90pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação situa-se no âmbito do ensino/aprendizagem de Filosofia no Ensino Médio, tendo como ponto central as significações contidas na intencionalidade docente, portanto, os sujeitos de pesquisa são os professores de Filosofia no Ensino Médio. A pesquisa possui como objetivo geral investigar em que medida o ensino/aprendizagem de Filosofia realiza contribuições por meio da intencionalidade docente: quais seriam/são estas intencionalidades no processo de formação de sujeitos. Especificamente, tem-se como objetivos, problematizar alguns pressupostos teórico metodológicos do ensino/aprendizagem da Filosofia no Ensino Médio; analisar a aprendizagem da filosofia no Ensino Médio como recepção filosófica. Assim, esta pesquisa realizou um caminho metodológico fundamentando-se teoricamente em Agnes Heller, Antonio Gramsci, Karl Marx e outros - para que um diálogo entre a educação e filosofia pudesse ser estabelecido - e, posteriormente, a pesquisa empírica e qualitativa. Para tanto, realizou-se a aplicação de questionários e entrevistas com professores de Filosofia no Ensino Médio - foram observados cinco pontos convergentes nos instrumentos utilizados e, a partir de uma abordagem de cunho qualitativo, realizou-se as análises a fim de identificar as perspectivas e compreensões contidas nas falas dos próprios docentes. Baseado nas análises concluiu-se que, a partir do momento que a ação docente do/da professor/professora de Filosofia seja guiada pela conexão entre teoria e prática, os conteúdos não serão apenas transmitidos, como também questionados e, assim, a significação para/nos sujeitos exista/se estabeleça. Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Ensino Médio. Intencionalidade Docente. Aprendizagem Filosófica. Educação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present Graduate dissertation is situated in the field of Philosophy teaching/learning in high school, with its main objective being the significations present in the intentionality of the teacher, therefore, the subjects of this research are high school Philosophy teachers. The research's general objective is to investigate in what measure Philosophy teaching/learning makes contributions for the subjects by means of teacher's intentionality. Specifically, it aims to problematize some methodological theoretical assumptions in the Philosophy teaching/learning in high school; analyze the learning of high school Philosophy as philosophical reception. Thus, this research traced a methodological path theoretically based on Agnes Heller, Antonio Gramsci, Karl Marx and others - so that a dialog between education and philosophy could be established; posteriorly the empiric qualitative research was introduced to the research. In order to do so, questionnaires and interviews were made with high school Philosophy teachers, there were five main points to be acknowledged, and, qualitatively they were analyzed with the purpose of identifying the perspectives and comprehensions contained in the enunciations of the teachers themselves. Backed up by the analysis, the conclusion was that, from the moment scholar action of the Philosophy teacher is guided by the connection between theory and praxis, the contents will not only be transmitted, but also questioned and, therefore, will have meaning for/in the subjects. Key-words: Teaching Philosophy. High School. Teacher Intentionality. Philosophical Learning. Education.pt_BR
dc.format.extent133 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectIntencionalidade (Filosofia)pt_BR
dc.titleIntencionalidade docente : as significações contidas no ensino/aprendizagem de filosofia no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples