Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTauscheck, Neusa Maria, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorMachado, Vera Luciapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveispt_BR
dc.date.accessioned2021-05-20T22:16:31Z
dc.date.available2021-05-20T22:16:31Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46942
dc.descriptionOrientador : Neusa Tauscheck.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente relatório atende ao eixo "Práticas pedagógicas, Comunidades e Pesquisa em Educação Ambiental" do curso de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, descrevendo os resultados do projeto de intervenção implementado no Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes, de Curitiba, junto a alunos no 2° ano do ensino médio, buscando conhecer como esses percebem o meio em que vivem, em termos de urbanização, urbanidade, ocupação do solo, qualidade de vida, meio ambiente e sustentabilidade. O objetivo foi realizar um diagnóstico socioambiental de rua, de escolha aleatória pelos alunos, que saíram em pesquisa de campo, organizados em grupos constituído por afinidade e em número adequado ao tamanho da área a ser diagnosticada, analisando aspectos como infraestrutura urbana, desemprego, saneamento básico, coleta de lixo, transporte coletivo e espaços de lazer. O suporte teórico para a realização do estudo se deu por meio de conceitos de lugar, paisagem e território, trabalhados nas aulas de Geografia. Os dados foram coletados no segundo semestre do ano de 2013 e sistematizados em painéis, cartazes, fotos e produções textuais, cujo conteúdo permite perceber que apesar da pouca idade, os adolescentes, quando dispõem de informações que lhes permita analisar e refletir, mostram-se capazes de reconhecer as transformações ocorridas no meio em que vivem e formar juízo de valor sobre os impactos dessas sobra a qualidade de vida da população, assim como identificar as melhorias que ainda se fazem necessárias nesses locais e expressar, com sensibilidade, sua leitura de mundo sobre esses espaços, evidenciando as impressões que o meio causa nos indivíduos.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (23 p). : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducaçao - Meio ambientept_BR
dc.subjectEducaçao ambiental - Paranápt_BR
dc.subjectLixo - Coleta Seletivapt_BR
dc.subjectTransporte coletivopt_BR
dc.titleElaborando um diagnóstico socioambiental : experiência no Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes - Curitiba-PRpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples