• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Elaborando um diagnóstico socioambiental : experiência no Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes - Curitiba-PR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - VERA LUCIA MACHADO.pdf (1.429Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Machado, Vera Lucia
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente relatório atende ao eixo "Práticas pedagógicas, Comunidades e Pesquisa em Educação Ambiental" do curso de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, descrevendo os resultados do projeto de intervenção implementado no Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes, de Curitiba, junto a alunos no 2° ano do ensino médio, buscando conhecer como esses percebem o meio em que vivem, em termos de urbanização, urbanidade, ocupação do solo, qualidade de vida, meio ambiente e sustentabilidade. O objetivo foi realizar um diagnóstico socioambiental de rua, de escolha aleatória pelos alunos, que saíram em pesquisa de campo, organizados em grupos constituído por afinidade e em número adequado ao tamanho da área a ser diagnosticada, analisando aspectos como infraestrutura urbana, desemprego, saneamento básico, coleta de lixo, transporte coletivo e espaços de lazer. O suporte teórico para a realização do estudo se deu por meio de conceitos de lugar, paisagem e território, trabalhados nas aulas de Geografia. Os dados foram coletados no segundo semestre do ano de 2013 e sistematizados em painéis, cartazes, fotos e produções textuais, cujo conteúdo permite perceber que apesar da pouca idade, os adolescentes, quando dispõem de informações que lhes permita analisar e refletir, mostram-se capazes de reconhecer as transformações ocorridas no meio em que vivem e formar juízo de valor sobre os impactos dessas sobra a qualidade de vida da população, assim como identificar as melhorias que ainda se fazem necessárias nesses locais e expressar, com sensibilidade, sua leitura de mundo sobre esses espaços, evidenciando as impressões que o meio causa nos indivíduos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/46942
    Collections
    • Educação ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis [120]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV