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dc.contributor.advisorAlmeida, José Felipe Araujo de, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorGonchorosky, Juliana de Sousapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-30T14:49:40Z
dc.date.available2024-10-30T14:49:40Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46847
dc.descriptionOrientador: José Felipe Almeidapt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Em 2014 a ONU publicou um relatório do estudo das condições da população Afrodescendente no Brasil. Em sua pesquisa identificou a existência de um abismo nas condições sociais dessa população, a ONU declarou ainda a existência de uma "falsa democracia racial" no país, e alertou para a necessidade de intervenções do Estado para corrigir as desigualdades. Como uma das políticas adotadas para a promoção da igualdade racial e a desconstrução das barreiras sociais a essa população foi criada em 2012 a lei que regulamentou a reserva de vagas (cotas) nas Universidades Federais para alunos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. O ano de 2016 representa um marco na história racial do Brasil, constitui o primeiro ano em que alunos tem a oportunidade de ingressar na Universidades Federais do país sob plena vigência da Lei nº 12.711/2012 que instituiu o sistema de cotas no Brasil. Neste trabalho, nos propomos a analisar as circunstancias sociais do Brasil, avaliando o cabimento da política, suas consequências e sugestões de aperfeiçoamento. Para tanto, utilizamos o fundamento teórico da economista americana Anne Case para avaliação dos efeitos da política de educação para o desenvolvimento econômico da população negra e para toda a sociedade, utilizamos também o estudo de caso comparativo do sistema de reserva de cotas nas universidades da Índia, vigente a mais de 50 anos, e o sistema atual de cotas nas universidades do Brasil. Nos propomos assim apresentar um estudo do sistema de cotas, buscando avaliar sua estrutura atual e prever os efeitos esperados da políticapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino superior - Aspectos políticos - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino superior - Aspectos políticos - Índiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleA segregação racial e as políticas públicas de educação : um estudo comparativo dos casos Índia e Brasilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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