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dc.contributor.advisorFonseca, José Wladimir Freitas da, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorLima, Iluy Manoel de Castropt_BR
dc.date.accessioned2024-11-07T16:58:20Z
dc.date.available2024-11-07T16:58:20Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46841
dc.descriptionOrientador: José Wladimir Freitas Fonsecapt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo geral deste estudo é analisar o sistema bancário no que tange as relações dos clientes com o atendimento remoto (autoatendimento) e o processo de inovação que os bancos estão sendo obrigados a realizar para inibir as fraudes eletrônicas, de forma a diminuir as perdas financeiras. A metodologia adotada para este estudo é a revisão bibliográfica, exploratória/qualitativa, desenvolvida a partir de artigos buscados em sites como Scielo, google acadêmico, livros, teses e dissertações pesquisadas em banco de teses, entre outros materiais. Ao finalizar este estudo pode-se observar que, com a inclusão das novas tecnologias da comunicação, especialmente nos serviços consolidados no campo da Internet, as relações comerciais passaram a adotar novas configurações visando atender as demandas especificas, como no caso do contexto mercadológico que abrange as instituições bancárias e seu relacionamento com seus clientes. Diante da diversidade de transações oferecidas por meio do canal virtual e os consequentes investimentos realizados em segurança, as fraudes bancárias tem feito com que as instituições bancárias repensem seus procedimentos em termos de inovação, buscando ferramentas tecnológicas que devolvam ao usuário a segurança de utilizar estes serviços pela internet. Pode-se concluir, atendendo o objetivo proposto para este estudo, que as inovações tecnológicas que surgiram no âmbito da segurança da informação vieram como resposta ao desenvolvimento das fraudes eletrônicas e, devido a necessidade de apresentar uma solução dos problemas de segurança no setor bancário, os bancos se viram diante da necessidade de dispor de novos produtos para atender seus clientes com segurança e passaram a avaliar as condições de segurança de seus produtos e serviços. Destaca-se que as evidências observadas ao longo deste estudo mostraram que a economia demanda soluções tecnológicas visando minimizar prejuízos com fraudes e aumentar sua eficiênciapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBancos - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectFraudes bancáriaspt_BR
dc.titleO processo de inovação tecnológica dos bancos brasileiros à partir das fraudes eletrônicaspt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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