dc.contributor.advisor | Almeida, José Felipe Araujo de, 1979- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.creator | Krauzer, Fernando Cavalheiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-23T20:03:00Z | |
dc.date.available | 2024-10-23T20:03:00Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/46817 | |
dc.description | Orientador: José Felipe Araujo de Almeida | pt_BR |
dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O objetivo deste estudo é apresentar uma leitura analítica das escolas Clássica e Institucionalista do pensamento econômico, atentando aos seus respectivos paradigmas científicos, bem como aos fatores, principalmente, históricos e filosóficos responsáveis por influenciar a essas. De maneira a não conflitar períodos distintos do pensamento científico, é ressaltado aqui que essa análise será baseada na leitura dos institucionalistas do final do século XIX e início do século XX - os fundadores do institucionalismo original - a respeito da escola Clássica. Trata-se, então, não unicamente de uma comparação teórico-descritiva dessas escolas do pensamento econômico, mas sim uma análise de seus contextos históricos e paradigmas científicos | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Economia institucional | pt_BR |
dc.subject | Escola classica de economia | pt_BR |
dc.title | A leitura institucionalista da escola clássica a partir de uma contraposição entre os paradigmas newtoniano e darwinista | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |