dc.contributor.advisor | Lautert, Luiz Fernando de Carli, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.author | Martins, Marcos Vinicius Morales | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-13T23:21:55Z | |
dc.date.available | 2022-07-13T23:21:55Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/46582 | |
dc.description | Orientador: Luiz Fernando de Carli Lautert | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve com objetivo de reconhecer metodologias de ensino, que possibilitem uma melhor associação do conhecimento aprendido na Escola do campo e empregado na realidade do aluno, assim como, trabalhar na pesquisa de possibilidades de elaboração de materiais concretos para trabalho nas aulas de geografia, as tornando mais atrativas. O resgate de aprendizado em possíveis pontos falhos na aprendizagem se fez partindo das vivências do aluno para uma melhor compreensão do conteúdo apresentado durante as aulas, assim como a verificação dos conhecimentos aprendidos feito no decorrer das aulas. A disciplina de Geografia éuma ciência a qual necessita de grande compreensão e muitas vezes de imaginação para entendê-la e abstraíla. Na maioria das vezes pode-se demonstrar o conteúdo com imagens e vídeo, mas o trabalho com o concreto em forma de aulas de campo, por exemplo, buscando a realidade e vivencias do aluno é fundamental para o sucesso no decorrer de todo trabalho realizado. Durante a pesquisa, notou-se um interesse por parte dos alunos, quando proposto o trabalho na montagem da maquete, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, e certa apatia por parte da leitura em sala de aula, isso comprova a necessidade eimportância do trabalho com o concreto em sala de aula, ele não deve ser entendido pelo professor como uma aula inovadora, mas sim sempre presente em seu cotidiano e de seus alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (26 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Geografia - Estudo e ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Movimento dos sem terra | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.title | O trabalho para a melhora no ensino-prendizagem (sic) de geografia em uma escola estadual do Campo de Marilu - Iretama-PR | pt_BR |
dc.title.alternative | O trabalho para a melhora no ensino-aprendizagem de geografia em uma escola estadual do Campo de Marilu - Iretama-PR | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |