dc.contributor.advisor | Razzolini Filho, Edelvino, 1959- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | pt_BR |
dc.creator | Ferreira, Fabiana do Carmo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-12T18:44:01Z | |
dc.date.available | 2024-12-12T18:44:01Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/46572 | |
dc.description | Orientador : Edelvino Razzolini Filho. | pt_BR |
dc.description | Projeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Educação pública brasileira qualitativa ou quantitativa? Hoje as Instituições de Ensino público do Paraná são analisadas por três ferramentas, duas avaliações pontuais de verificação sendo uma no âmbito federal que é a Prova Brasil elaborada pelo sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB/MEC), que são avaliações para diagnóstico em larga escala e têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro e outra no âmbito estadual o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP), que segue o mesmo sistema de verificação da prova Brasil. A terceira ferramenta de verificação também é federal através do Educacenso, este tem o objetivo único de verificação através dos resultados finais gerados pelas Instituições no final de cada ano letivo, é através do Educacenso que os governos estadual e federal planejam as ações educacionais. Nesse sistema, não importa se o aluno que obteve aprovação verdadeiramente se passou pelo processo de ensino aprendizagem desenvolvendo suas competências e habilidades, ele é apenas quantitativo registrando cada Instituição pelo resultado do edital final e fazendo a média entre aprovados, aprovados por conselho e reprovados. O presente trabalho analisa a aprovação/promoção por conselho de classe simplesmente para obtenção de resultados quantitativos e fazem-se sugestões para mudanças na gestão
operacional juntamente com projeto político pedagógico visando como resultado promoção dos alunos através da ação avaliativa sob uma concepção de que a avaliação passa pela máxima de que ensinar se desenvolve em função do aprender,
mediante relacionamento interativo entre o educador e o educando. Sugerem-se mudanças na gestão para alcançar uma avaliação qualitativa tanto nos resultados finais dos educandos quanto nos diversos segmentos dentro da Instituição a partir de um acompanhamento permanente da equipe de gestão e apoio incondicional técnico pedagógico ao longo de todo processo de ensino aprendizagem. A implantação da gestão operacional deve acontecer através do sistema PEAC:
Planejamento, Execução, Avaliação e Controle, sendo que a gestão faz-se o planejamento de cada segmento para que todos trabalhem em harmonia, integrado/sincronizados, com um objetivo único a progressão da Instituição como um
todo. E a elaboração do projeto político pedagógico seja sob a perspectiva de vivência democrática onde todos os segmentos que compõem a comunidade escolar participem da elaboração, nas escolhas a trilhar e principalmente firmem
compromisso com seu acompanhamento. A união da gestão operacional e do projeto político pedagógico democrático social, sob a perspectiva de inovação de dentro para fora leva a uma gestão humanística onde os educadores sentem-se
realmente parte da Instituição. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação - Controle de qualidade | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Organização e administração | pt_BR |
dc.title | Análise da educação pública brasileira : educação com qualidade a partir da gestão e organização pedagógica - o caso do Colégio Estadual do Campo Dr. Adhelmar Sicuro | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |