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dc.contributor.advisorRazzolini Filho, Edelvino, 1959-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.creatorFerreira, Fabiana do Carmopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-12T18:44:01Z
dc.date.available2024-12-12T18:44:01Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46572
dc.descriptionOrientador : Edelvino Razzolini Filho.pt_BR
dc.descriptionProjeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Educação pública brasileira qualitativa ou quantitativa? Hoje as Instituições de Ensino público do Paraná são analisadas por três ferramentas, duas avaliações pontuais de verificação sendo uma no âmbito federal que é a Prova Brasil elaborada pelo sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB/MEC), que são avaliações para diagnóstico em larga escala e têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro e outra no âmbito estadual o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP), que segue o mesmo sistema de verificação da prova Brasil. A terceira ferramenta de verificação também é federal através do Educacenso, este tem o objetivo único de verificação através dos resultados finais gerados pelas Instituições no final de cada ano letivo, é através do Educacenso que os governos estadual e federal planejam as ações educacionais. Nesse sistema, não importa se o aluno que obteve aprovação verdadeiramente se passou pelo processo de ensino aprendizagem desenvolvendo suas competências e habilidades, ele é apenas quantitativo registrando cada Instituição pelo resultado do edital final e fazendo a média entre aprovados, aprovados por conselho e reprovados. O presente trabalho analisa a aprovação/promoção por conselho de classe simplesmente para obtenção de resultados quantitativos e fazem-se sugestões para mudanças na gestão operacional juntamente com projeto político pedagógico visando como resultado promoção dos alunos através da ação avaliativa sob uma concepção de que a avaliação passa pela máxima de que ensinar se desenvolve em função do aprender, mediante relacionamento interativo entre o educador e o educando. Sugerem-se mudanças na gestão para alcançar uma avaliação qualitativa tanto nos resultados finais dos educandos quanto nos diversos segmentos dentro da Instituição a partir de um acompanhamento permanente da equipe de gestão e apoio incondicional técnico pedagógico ao longo de todo processo de ensino aprendizagem. A implantação da gestão operacional deve acontecer através do sistema PEAC: Planejamento, Execução, Avaliação e Controle, sendo que a gestão faz-se o planejamento de cada segmento para que todos trabalhem em harmonia, integrado/sincronizados, com um objetivo único a progressão da Instituição como um todo. E a elaboração do projeto político pedagógico seja sob a perspectiva de vivência democrática onde todos os segmentos que compõem a comunidade escolar participem da elaboração, nas escolhas a trilhar e principalmente firmem compromisso com seu acompanhamento. A união da gestão operacional e do projeto político pedagógico democrático social, sob a perspectiva de inovação de dentro para fora leva a uma gestão humanística onde os educadores sentem-se realmente parte da Instituição.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação - Controle de qualidadept_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.titleAnálise da educação pública brasileira : educação com qualidade a partir da gestão e organização pedagógica - o caso do Colégio Estadual do Campo Dr. Adhelmar Sicuropt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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