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    Análise da educação pública brasileira : educação com qualidade a partir da gestão e organização pedagógica - o caso do Colégio Estadual do Campo Dr. Adhelmar Sicuro

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    R - E - FABIANA DO CARMO FERREIRA.pdf (2.510Mb)
    Data
    2013
    Autor
    Ferreira, Fabiana do Carmo
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Educação pública brasileira qualitativa ou quantitativa? Hoje as Instituições de Ensino público do Paraná são analisadas por três ferramentas, duas avaliações pontuais de verificação sendo uma no âmbito federal que é a Prova Brasil elaborada pelo sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB/MEC), que são avaliações para diagnóstico em larga escala e têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro e outra no âmbito estadual o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP), que segue o mesmo sistema de verificação da prova Brasil. A terceira ferramenta de verificação também é federal através do Educacenso, este tem o objetivo único de verificação através dos resultados finais gerados pelas Instituições no final de cada ano letivo, é através do Educacenso que os governos estadual e federal planejam as ações educacionais. Nesse sistema, não importa se o aluno que obteve aprovação verdadeiramente se passou pelo processo de ensino aprendizagem desenvolvendo suas competências e habilidades, ele é apenas quantitativo registrando cada Instituição pelo resultado do edital final e fazendo a média entre aprovados, aprovados por conselho e reprovados. O presente trabalho analisa a aprovação/promoção por conselho de classe simplesmente para obtenção de resultados quantitativos e fazem-se sugestões para mudanças na gestão operacional juntamente com projeto político pedagógico visando como resultado promoção dos alunos através da ação avaliativa sob uma concepção de que a avaliação passa pela máxima de que ensinar se desenvolve em função do aprender, mediante relacionamento interativo entre o educador e o educando. Sugerem-se mudanças na gestão para alcançar uma avaliação qualitativa tanto nos resultados finais dos educandos quanto nos diversos segmentos dentro da Instituição a partir de um acompanhamento permanente da equipe de gestão e apoio incondicional técnico pedagógico ao longo de todo processo de ensino aprendizagem. A implantação da gestão operacional deve acontecer através do sistema PEAC: Planejamento, Execução, Avaliação e Controle, sendo que a gestão faz-se o planejamento de cada segmento para que todos trabalhem em harmonia, integrado/sincronizados, com um objetivo único a progressão da Instituição como um todo. E a elaboração do projeto político pedagógico seja sob a perspectiva de vivência democrática onde todos os segmentos que compõem a comunidade escolar participem da elaboração, nas escolhas a trilhar e principalmente firmem compromisso com seu acompanhamento. A união da gestão operacional e do projeto político pedagógico democrático social, sob a perspectiva de inovação de dentro para fora leva a uma gestão humanística onde os educadores sentem-se realmente parte da Instituição.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/46572
    Collections
    • Gestão pública [368]

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