Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAndrade, Almir Carlos, 1959-pt_BR
dc.contributor.authorViviurka, Nisele Mariapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveispt_BR
dc.date.accessioned2021-05-18T22:48:58Z
dc.date.available2021-05-18T22:48:58Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46536
dc.descriptionOrientador : Almir Carlos Andradept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Sustentáveispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : As questões ambientais devem ser discutidas na escola em virtude da sobrevivência humana, onde tem-se valorizado entre os jovens a tecnologia, a moda, a estética sem se dar conta de onde vem as coisas e para onde vai, depois de inutilizadas, mais para alcançar os objetivos é preciso pensar em coletividade. A educação ambiental é um processo contínuo e demorado, onde pretende-se mudança de valores e atitudes. A educação, nesse sentido deve ser ressaltada como elemento fundamental para a transformação da sociedade. Procurou-se nesta intervenção valorizar o entorno da escola levando os alunos a observar o descuido com o córrego Waldemar Loureiro Campos, próximo ao colégio Victor do Amaral, pedido para os educandos fazer uma coleta de resíduo e pesquisar o tempo de degradação. Foi desenvolvida uma visita a Companhia de tratamento de água, SANEPAR, onde ali pode-se conhecer processo de purificação da água, e como funciona a distribuição de água na Grande Curitiba. Fizemos análise de contas de água, comparando valores entre os mesmos e com índices médios de outros países. Desenvolvemos cartazes desta forma intervindo no colégio, ou seja, incentivando outros a cooperar cuidando também do meio ambiente. É ótimo estar otimista quanto ao futuro do nosso mundo visto que quando mudamos o paradigma da preocupação com as atitudes erradas do nosso próximo e nos interessamos em influenciar nossos educandos que também influenciaram outros, desta forma talvez teremos alguma chance, preservando o meio ambiente para as próximas gerações viverem como temos vivido.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (25 p.) : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectMeio ambiente - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçao ambiental - Paranápt_BR
dc.titleEducação ambiental : importância dos cuidados com o meio ambiente, incluindo atenção aos córregospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples