Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherBranco, Veronica, 1947-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorSantos, Sandra Mara Castro dospt_BR
dc.date.accessioned2022-12-12T16:53:52Z
dc.date.available2022-12-12T16:53:52Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/45109
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Sandra Regina Kirchner Guimarãespt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profª. Drª. Verônica Brancopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/09/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 216-227pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo objetivou analisar os avanços e possíveis limites e (ou) lacunas relacionadas à formação continuada ofertada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, em consonância com os conhecimentos atuais no âmbito da alfabetização, principalmente os relativos à Psicologia Cognitiva. Destacou o expressivo suporte teórico e empírico sustentando que as habilidades metalinguísticas exercem papel fundamental na aprendizagem da língua escrita. Entretanto, salientou a falta de consenso no que se refere à contribuição específica de cada uma dessas habilidades para a aprendizagem da linguagem escrita nos diferentes anos do ensino fundamental, ou seja, na aprendizagem inicial e (ou) no aperfeiçoamento da leitura e da escrita. Os participantes da pesquisa foram nove formadoras, vinculadas à coordenação do PNAIC/UFPR, em 2013. Elas responderam a um questionário estruturado, elaborado com questões de caracterização dos participantes, e a seis blocos de questões que envolveram as seguintes temáticas: 1) cognição, metacognição e aprendizagem da escrita; 2) aprendizagem do sistema de escrita alfabética; 3) habilidades fonológicas, morfológicas (morfologia derivacional), lexicais e desenvolvimento do vocabulário; 4) relação entre a oralidade e a escrita e o trabalho com a morfologia (derivacional e flexional); 5) avaliação (diagnóstico e monitoramento); 6) alfabetização e letramento. Além disso, o questionário ainda continha perguntas gerais acerca de outros programas de formação docente. Os dados obtidos possibilitaram identificar alguns avanços no aporte teórico-metodológico proposto no material de formação. Primeiramente, as formadoras destacaram que o material aborda aspectos metacognitivos relativos à atuação dos professores, ou seja, ressaltaram a importância de os próprios docentes regularem sua ação. Ainda em relação à metacognição, apontaram que o material orienta um trabalho (atividades) que salienta a importância da reflexão metalinguística por parte dos estudantes. Outros elementos considerados avanço foram as discussões acerca das diferenças entre as linguagens oral e escrita, assim como o fato de os Direitos de Aprendizagem se apresentarem como subsídios para o planejamento e a avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Ademais as formadoras assinalaram como relevante avanço o trabalho pautado em projetos e sequências didáticas, bem como a reflexão sobre diferentes aspectos da língua em atividades com textos, jogos e brincadeiras. As lacunas mencionadas relacionam-se à ênfase dada à consciência fonológica em detrimento das demais habilidades metalinguísticas - embora todo o trabalho sugerido seja voltado à manipulação de unidades suprafonêmicas nas palavras, sem focar atividades para o desenvolvimento de consciência fonêmica. Além disso, foi apontada a necessidade de complementação do material com explicações referentes aos princípios fonográfico e semiográfico, o que poderia subsidiar os encaminhamentos metodológicos para o desenvolvimento tanto de habilidades fonológicas como morfológicas. Por último, foi identificada a necessidade de maior consistência do material no que se refere à consciência lexical, notadamente nas explicações relativas às palavras de conteúdo e às palavras de forma ou gramaticais. Conclui-se que, embora o material do PNAIC tenha trazido um expressivo avanço em relação aos programas anteriores, ainda requer complementação com subsídios teóricos e metodológicos explícitos relacionados a outras habilidades metalinguísticas, de modo a, progressivamente, intensificar a inserção desses conhecimentos na formação dos professores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study's aim was to analyze the advancements and potential limitations and (or) gaps related to the continuing education process provided by the National Pact for Literacy at the correct age - PNAIC, in accordance to current knowledge in the sphere of literacy, especially in regard to Cognitive Psychology. Expressive theoretical and empirical support was highlighted, confirming that metalinguistic skills play an essential role in learning written language. There is, however, a lack of consensus in regard to the specific contribution of each of these skills to the learning process of written language in the different years of primary school, that is, during initial learning and (or) when improving reading and writing. The study's participants included nine teachers linked to the coordination of PNAIC/UFPR, in 2013. The participants answered a structure questionnaire that included characterization questions and six sets of questions concerning: 1) cognition, metacognition and learning of writing; 2) learning the alphabetical writing system; 3) phonological, morphological (derivational morphology), lexical and vocabulary development; 4) relationship between oral and written language and the work with morphology (derivational and flexional); 5) assessment (diagnosis and monitoring); 6) alphabetization and literacy. Additionally, the questionnaire contained general questions concerning other teacher education programs. Data enabled identifying some advancement in the theoretical-methodological support proposed in training materials. First, the teachers highlighted that the material covers training content and stressed that it addresses metacognitive aspects concerning the work of teachers; that is, it highlight the importance of the teachers themselves regulating their actions. Still in regard to metacognition, they indicated that the material guides work (activities) that stresses the importance of metalinguistic reflection on the part of students. Other elements considered to be advancements were discussions concerning the differences between oral and written language and the fact that Learning Rights are presented as support for the planning and assessment of the teaching-learning process. Additionally, the teachers stressed the importance of advancing work based on projects and didactic sequences, as well as reflecting upon different aspects of language in activities with texts, games and activities. Gaps involve an emphasis given to phonological awareness at the expense of other metalinguistic skills - though the entire work focuses on the manipulation of words' phonemic unit without focusing on activities that develop phonemic awareness. Additionally, there is a need to supplement the material with explanations regarding phonographic and semigraphic principles, which could support methodological orientation to develop both phonological and morphological skills. Finally, there is a need for increased consistency of the material in regard to lexical awareness, especially in explanations regarding content words or grammatical form. The conclusion is that, even though the PNAIC material represents an expressive advancement in regard to previous programs, it still needs to be complemented with explicit theoretical and methodological support related to other metalinguistic skills, in order to progressively intensify the inclusion of this knowledge in the qualification of teachers.pt_BR
dc.format.extent236 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleAnálise da proposta do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para formação do professor alfabetizadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples