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dc.contributor.advisorMoosburger, Udo Baldurpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Wellington Carlos dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-05T14:51:26Z
dc.date.available2019-11-05T14:51:26Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/44374
dc.descriptionOrientador : Udo Baldur Moosburgerpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo procura compreender a perspectiva de Hannah Arendt sobre a educação moderna e refletir quais são as relações desta com a política. Em busca deste objetivo, o primeiro capítulo do trabalho apresenta a modernização da educação no Brasil a partir do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, explorando suas origens no intuito de introduzir o leitor na educação moderna. A ideia da pensadora alemã acerca da era moderna e suas considerações a respeito da educação deste período são discutidas no segundo momento do trabalho, antes de adentrar no pensamento da filósofa sobre a educação. Em sua última parte, esta monografia tenta entender, com base em Arendt, o espaço da educação na sociedade e explicar seus laços com a política para então determinar como a educação moderna influencia na política. Acredita-se que com o pensamento arendtiano é possível explanar como as mudanças provenientes do advento da era moderna influenciam a área educacional e mostram-se capazes de causar impacto no desenvolvimento das futuras gerações.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research aims to understand Hannah Arendt’s conception of modern education and to consider its relation to politics. With this objective in mind the second chapter of this essay proposes a description of the modernization of education in Brazil starting from the Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova and its origins, all of it conceived as an introduction to modern education. The third chapter of this text expounds Arendt’s critical view of the modern era and modern education as a condition of an assessment of her thought concerning education in general. In the fourth chapter of this monograph it will be attempted to determine the place education occupies in society according to Arendt, as well as to make clear its connection with politics, in order to get an idea of how the modern variety of education can affect the public domain. The hypothesis is that Arendt’s thoughts about education allow a better understanding of how the changes caused by the development of the modern era in general can have an effect on education and in particular be accountable for educational damages inflicted on the next generations.pt_BR
dc.format.extent39 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.titleHannah Arendt : educação moderna e politicapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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