| dc.contributor.advisor | Ribeiro, Regiane Regina, 1973- | pt_BR |
| dc.contributor.author | Kurovski, Caroline | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2022-06-20T18:41:57Z | |
| dc.date.available | 2022-06-20T18:41:57Z | |
| dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/43498 | |
| dc.description | Orientadora: Regiane Regina Ribeiro | pt_BR |
| dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho teve como objetivo estudar o viés educomunicativo dentro de vídeos produzidos por canais independentes da plataforma do YouTube. Para realizar o estudo optou-se por utilizar o método de estudo de caso múltiplo, analisando seis vídeos de três canais presentes no YouTube. Foram analisadas as produções "Como fazer um gerador de energia com imã em casa" e "O segredo do Efeito Monga" do canal Manual do Mundo, "A ciência de Jurassic Park" e "Memória" do canal Nerdologia, e os vídeos "Melhor cookie de chocolate da galáxia" e "Derreter e temperar chocolate no micro-ondas" do canal Prato Fundo. Características como dinamicidade, periodicidade, rapidez, simplicidade, humor, validação de conteúdos, presença de diferentes tipos de linguagens e trabalho criativo a partir da linguagem audiovisual, apresentaram o YouTube como ferramenta de uma educação não formal. A partir da análise destes pontos presentes nos vídeos, se constatou a plataforma digital como uma nova possibilitadora para o compartilhamento de conhecimentos. Assim o projeto possibilitou visualizar o YouTube como meio de comunicação diferenciado, que tem como ponto forte, informar de forma divertida, simplificada, direta, interativa e criativa, criando e expandindo por fim, uma nova forma de aprendizado. | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Video - Produção | pt_BR |
| dc.subject | Educomunicação | pt_BR |
| dc.subject | YouTube (Recurso eletrônico) | pt_BR |
| dc.title | Plataforma Youtube, produções independentes e educomunicação : possibilidades para um saber alternativo | pt_BR |
| dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |