Plataforma Youtube, produções independentes e educomunicação : possibilidades para um saber alternativo
Resumo
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo estudar o viés educomunicativo dentro de vídeos produzidos por canais independentes da plataforma do YouTube. Para realizar o estudo optou-se por utilizar o método de estudo de caso múltiplo, analisando seis vídeos de três canais presentes no YouTube. Foram analisadas as produções "Como fazer um gerador de energia com imã em casa" e "O segredo do Efeito Monga" do canal Manual do Mundo, "A ciência de Jurassic Park" e "Memória" do canal Nerdologia, e os vídeos "Melhor cookie de chocolate da galáxia" e "Derreter e temperar chocolate no micro-ondas" do canal Prato Fundo. Características como dinamicidade, periodicidade, rapidez, simplicidade, humor, validação de conteúdos, presença de diferentes tipos de linguagens e trabalho criativo a partir da linguagem audiovisual, apresentaram o YouTube como ferramenta de uma educação não formal. A partir da análise destes pontos presentes nos vídeos, se constatou a plataforma digital como uma nova possibilitadora para o compartilhamento de conhecimentos. Assim o projeto possibilitou visualizar o YouTube como meio de comunicação diferenciado, que tem como ponto forte, informar de forma divertida, simplificada, direta, interativa e criativa, criando e expandindo por fim, uma nova forma de aprendizado.
Collections
- Relações Públicas [180]