Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLohr, Suzane Schmidlin, 1958-
dc.contributor.authorDias, Mariangela de Freitas
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2017-01-09T12:40:44Z
dc.date.available2017-01-09T12:40:44Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/43270
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Suzane Schmidlin Löhr
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 16/03/2016
dc.descriptionInclui referências : f. 100-105
dc.description.abstractResumo: O presente estudo buscou identificar se os estilos de liderança predominantes nos professores influenciam no comportamento acadêmico dos alunos. Para tanto, o estudo realizado envolveu duas etapas de pesquisa, uma de caráter quantitativo e outra de caráter qualitativo. Na primeira etapa participaram 119 alunos e 8 professoras de 4º ano de 3 escolas municipais da cidade de Curitiba. Na segunda etapa, os participantes foram selecionados de acordo com os resultados da primeira etapa, totalizando 4 professoras e aproximadamente 95 alunos. Os alunos participantes da primeira etapa responderam o Inventário de Estilos de Liderança de Professores (IELP), e a segunda etapa envolveu a observação e registro dos comportamentos acadêmicos dos alunos e sua relação com a professora. Os resultados apontam que há predominância dos estilos autoritativo e negligente na população estudada. Os comportamentos relacionados à interação apresentaram frequência maior nas turmas das professoras com mais resultados que apontam para o estilo autoritativo, e os comportamentos relacionados à produção de atividades apresentaram maior frequência na turma da professora com estilo autoritário. O nível de controle coercitivo avaliado pelos alunos foi considerado alto.
dc.description.abstractAbstract: This study aimed to identify whether the predominant leadership styles on teachers influence the academic behavior of students. To this end, the study involved two stages of research, a quantitative character and one qualitative. In the first stage, 119 students and 8 teachers of 4th year of three municipal schools in the city of Curitiba. In the second phase, participants were selected according to the results of the first stage, a total of four teachers and about 95 students. The first step of participating students answered the Inventory Teacher Leadership Styles (IELP), and the second stage involved the observation and recording of academic behavior of students and its relationship with the teacher. The results show that there is a predominance of authoritative and negligent styles in the population studied. The interaction-related behaviors had a higher frequency in the classes of teachers with more results that point to the authoritative style, and the activities of production-related behaviors had a higher frequency in the teacher of the class with an authoritarian style. The level of coercive control evaluated by students was considered high.
dc.format.extent118 f. : il., algumas color.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectProfessor e alunos
dc.subjectFormação de professores
dc.titleEstilos de liderança de professores e comportamento acadêmico dos alunos
dc.typeDissertação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples