Plano de marketing para o lançamento da ducha Comfort Eletronic da Enerbras
Abstract
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo desenvolver um plano de marketing para o lançamento da ducha Comfort Eletronic da empresa Enerbras Materiais Elétricos. O primeiro capítulo traz uma introdução sobre o assunto, um breve histórico da empresa, os objetivos e justificativas do estudo. A seguir, foi elaborado um referencial teórico que traz idéias dos principais autores sobre o tema. O desenvolvimento do plano se inicia com as análises de ambiente, estudos do mercado e marketing mix. A partir da coleta e processamento destas informações, foi realizada a matriz SWOT para definir as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas. Com esse resultado foi elaborado uma série de estratégias e táticas com base nos 4 Ps: produto, preço, promoção e ponto de venda. Após essa etapa foi desenvolvido o plano de ação, orçamentos e métodos de controle. O último capítulo traz as conclusões finais do plano de marketing, e enfatiza a importância da aplicação das ações estratégicas para o sucesso no lançamento do produto