• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em gestão estratégica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em gestão estratégica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Avaliação do sistema de compras em uma operação de serviços

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - APARECIDO COSTA.pdf (657.2Kb)
    Data
    2010
    Autor
    Costa, Aparecido
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho foi elaborado de forma prática, in loco, colhendo dados em entrevistas e em sistemas informatizados. Ele objetiva avaliar o sistema de compras de uma empresa do segmento de prestação de serviços, contratada por um Shopping Center da cidade de Curitiba, estado do Paraná, para conduzir sua operação. Nele é mostrado de forma sucinta, o modo como vem sendo conduzido o departamento de compras dessa empresa. A proposta deste trabalho surgiu da necessidade de se obter melhores resultados operacionais, financeiros e de RH, tendo em vista o fato de que para o seguimento citado, presente na região de Curitiba, há uma enorme carência de melhores fornecedores, de melhores empresas que atuam neste mercado e de melhores profissionais (levando-se em conta a quantidade de mão obra disponível e a sua qualificação técnica). Essa avaliação traz a tona uma pequena amostra do comportamento de empresas do setor de serviços no Brasil, que atuam no segmento de facilities, especialmente. Essa abordagem foi possível porque o autor se beneficiou de sua experiência em outras empresas do mesmo segmento para poder concluir que de modo geral, esse segmento de mercado, para esses tipos de empresa, precisa ser estrategicamente melhor avaliado. Neste sentido, objetiva-se fazer com que a administração estratégica dessas empresas, perceba onde residem os erros e o que pode ser feito para melhorá-los ou extingui-los, a fim de manter o negócio sustentável no longo prazo. Ressalta-se também, que no âmbito da discussão, algumas sugestões foram levadas ao conhecimento da alta gerencia, de modo a tornar possíveis os ajustes necessários aos desvios encontrados. O setor de serviços no Brasil representa quase 60% do PIB (dados de 2009 –IBGE) e embora neste número esteja incluído o comércio, este é um setor da economia que vem se destacando nos últimos anos, reforçando assim a sua importância para a construção de nossas riquezas. Desta forma, para poder acompanhar essa tendência de crescimento do país, certamente esse setor necessitade mais investimentos associados por parte do governo e empresas. Investimentos esses, direcionados não somente para infra-estrutura, mas também para qualificação profissional na área pública e privada. Na analise do departamento de compras da empresa em questão, dois pontos merecem maior destaque: pessoas, focando-se especialmente a sua forma de gestão, preparação, treinamento e principalmente motivação; e infra-estrutura de sistema, com base na tecnologia da informação. Esses dois fatores combinados, merecedores de investimentos, conforme já citado, apontam para uma serie de deficiências encontradas, as quais são abordadas e discutidas no ao longo do trabalho. Ao final são sugeridas, prováveis soluções para cada problema abordado com base na sua eficácia e eficiência.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/43204
    Collections
    • MBA em gestão estratégica [333]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV