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dc.contributor.advisorNobre, Farley Simon, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.creatorCarvalho, Wellington Giovani dept_BR
dc.date.accessioned2025-02-13T19:24:58Z
dc.date.available2025-02-13T19:24:58Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43105
dc.descriptionOrientador : Farley Simon Nobrept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: No Brasil, o futebol é uma paixão nacional. Porém, as grandes e tradicionais equipes brasileiras, mesmo sendo clubes de massa e que movimentam milhões de reais no mercado, são administradas de forma amadora. Grupos políticos se perpetuam no comando dessas agremiações e acabam se tornando donos, mesmo se tratando de associações sem fins lucrativos perante a legislação vigente no país. Sem uma gestão profissional, os grandes clubes brasileiros acabam perdendo oportunidades de arrecadação e melhoria de suas receitas, em virtude de não explorarem suas marcas adequadamente. O presente trabalho ilustra o caso do Red Bull Brasil, equipe sediada no município de Campinas, no estado de São Paulo, que pertence à companhia austríaca de bebida energética Red Bull. Com o conceito de clube-empresa – e contando com o apoio de uma grande organização no suporte de suas operações – o Toro Loko demonstra que o planejamento de longo prazo, juntamente com a gestão profissional, é aliado na busca de se consolidar entre as grandes equipes do futebol local. Com ações de marketing, a agremiação paulista espera conquistar torcedores fanáticos no futuro e contar com essa massa de consumidores para que o empreendimento seja sustentável na busca de títulos e ídolos para a marca esportivapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectFutebol - Administraçãopt_BR
dc.subjectMarca de produtospt_BR
dc.subjectBebidas - Indústriapt_BR
dc.titleMarketing esportivo : estudo de caso Red Bull Brasilpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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