Trilhas interpretativas : banners educativos como ferramenta pedagogica para potencializar as ações de educação ambiental e do Programa Parque Escola no Parque Estadual Rio da Onça

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Data
2015Autor
Horokoski, Gisele Francisca, 1986-
Metadata
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Resumo: Esse Projeto de Intervenção proposto para obtenção do grau de especialista em Educação Ambiental no curso de Educação Ambiental: Espaços Educadores Sustentáveis, Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná, contribuiu nas atividades de Educação Ambiental do Parque Estadual Rio da Onça, na cidade de Matinhos – PR. O projeto serviu de apoio pedagógico para o Programa Parque Escola, que engloba em seus objetivos a promoção da Educação Ambiental através de um espaço chamado "Salas Verdes". Participam do programa estudantes de escolas estaduais dos Municípios de Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá e suas Ilhas. Foram confeccionados banners educativos e/ou interpretativos com temas relevantes da cultura local e da Flora e Fauna, com assuntos compreensíveis popularmente. Sendo as trilhas interpretativas uma forma de instrumento pedagógico para a Educação Ambiental, os banners deixaram as trilhas dessa Unidade de Conservação mais atraentes e informativos ao público que a frequenta. O público é formado por acadêmicos, estudantes de escolas públicas e particulares e a comunidade em geral. Acreditamos que não basta só caminhar entre a mata e respirar ar puro, é preciso fazer uma inter-relação entre o meio e nossas atividades sociais. Essa relação tem-se dado através de informações relevantes nos banners sobre o local visitado e que diariamente são colocados em lugares estratégicos que acentuam o interesse no novo e a manifestação da consciência ecológica. Por meio da informação de qualidade e a percepção ambiental mais concreta podemos, quem sabe, chegar a mudança de hábitos e comportamentos para um meio socioambiental mais saudável e durável.