Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKnoblauch, Adriane
dc.contributor.authorCapponi, Luciane Aparecida Moraes
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2016-06-06T22:32:53Z
dc.date.available2016-06-06T22:32:53Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/42788
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Adriane Knoblauch
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 10/03/2016
dc.descriptionInclui referências : f. 96-105
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem a intenção de investigar as disposições presentes no habitus e as escolhas didático-metodológicas de professoras da educação infantil para o ensino da linguagem escrita. Os estudos foram pautados na Teoria Sociológica de Pierre Bourdieu, considerando os conceitos de habitus, campo, capitais. Foram utilizadas ainda as análises de Gimeno Sacristán sobre ação e prática docente e os diferentes saberes que as constituem e também os estudos de Setton sobre os processos de socialização na constituição do indivíduo e as disposições presentes no habitus. Para as análises dos conceitos de alfabetização e letramento recorreu-se aos seguintes autores: Soares; Britto Kramer; Lucas; Kishimoto; Baptista; Tfouni; e Ferreiro. Os dados foram coletados em diferentes momentos da pesquisa por meio de levantamento teórico, questionário, observação, conversas durante o planejamento das professoras e entrevistas. Participaram da pesquisa três professoras da modalidade Pré - Educação Infantil, da Rede Municipal de São José dos Pinhais - PR. A análise dos dados nos possibilitou afirmar que as motivações que as professoras possuem para o trabalho com a linguagem escrita são diversas e oriundas do entrelaçamento de diferentes agentes socializadores (família, escola, trabalho, etc.) e que suas experiências enquanto alunas e suas experiências profissionais também são fonte de modelos a serem seguidos. Além disso, a troca com seus pares e a preocupação com a transição para o ensino fundamental funcionam como motivação para suas escolhas. As disposições do habitus mostram-se duradouras, porém passiveis de mudanças e reestruturações. Assim, as escolhas das professoras são fruto das disposições de um habitus híbrido que é construído processualmente, em diferentes momentos de suas trajetórias de vida, considerando suas experiências, conhecimentos interiorizados e incorporados, sendo capaz de assimilar novas experiências e se ajustar às necessidades específicas, de forma que suas práticas também são híbridas.
dc.description.abstractAbstract: This research intends to investigate the dispositions present in the habitus and the ditatic methodologies chosen by early childhood education teachers to teach the written language. The studies were based on Pierre Bourdie's Sociology Theory considering the concepts of habitus, field, capitals. Gimeno Sacristán's analysis about the action and teaching practices and its different notions, and Setton's studies on the socialization processes of the individual conception and its dispositions present in the habitus were also used. For the analysis of the concepts of the alphabetization and lettering the following authors were utilized: Soares; Britto Kramer; Lucas; Nogueira; De Albuquerque et.al.; Kishimoto; Baptista; Tfouni; and Ferreiro. The data was colected in different moments of the research through theoretic data gathering, questionaires, observation, conversations during the teachers' planning periods and interviews. Three Early Childhood Education teachers from the disctrict of São José dos Pinhais participated in the study. The analysis of the data allowed us to state that there are several motivators for teachers to work with written language and stem from different interlinked socializing agents (family, school, work, etc.) and that their experiences while teachers and their experiences as professionals are the source of the models to be followed in their classrooms. Furthermore, the exchange amongst the teachers and their concern with the transition of their students to Elementary School are also motivators for their choices. The dispositions of the habitus are long lasting , but open for change and restructuring. Therefore, the teachers' choices are fruit of the dispositions of the hibrid habitus that is built through processes, in different moments of their lives, considering their experiences, incorporated internal knowledge, which allows them to assimilate new experiences and adjust to specific needs so that their practices are also hybrid.
dc.format.extent117 f. : il.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectPrática docente
dc.subjectEducação de crianças
dc.subjectLinguagem escrita
dc.titleA relação entre as disposições presentes no habitus e as escolhas didático-metodológicas de professoras da educação infantil para o ensino da linguagem escrita
dc.typeDissertação


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples