Aprendizagem organizacional e inovação : um estudo bibliométrico acerca das publicações nos últimos quinze anos
Resumo
Resumo: A relação entre Aprendizagem Organizacional e Inovação é investigada nesta pesquisa bibliométrica em periódicos acadêmicos internacionais na área de Estratégia e Marketing. Foi utilizada a técnica de citação para identificação dos trabalhos mais influentes e da evolução deste diálogo entre os anos de 2001 e 2015. A amostra selecionada foi composta por 90 artigos e mais de 4.300 citações, que tiveram forte influência conceitual da Aprendizagem Organizacional e a Inovação, ambas caracterizadas como capacidades dinâmicas de marketing. Os autores mais citados foram agrupados em três blocos: anos de 2001 até 2005, 2006 até 2010, e 2011até 2015. Os resultados evidenciam: a)os estudos mais relevantes no período analisado; b)a evolução das citações nos estudos subsequentes; e c)os principais periódicos que publicam o assunto. Este artigo propõe um panorama acerca das publicações científicas dos últimos 15 anos vinculados aos periódicos acadêmicos internacionais da área da Estratégia e Marketing que abordam a relação da aprendizagem organizacional e da inovação.
Collections
- MBA em marketing [312]