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dc.contributor.advisorGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga
dc.contributor.authorRodrigues Junior, Osvaldo
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2016-03-22T17:37:35Z
dc.date.available2016-03-22T17:37:35Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/41810
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 04/12/2015
dc.descriptionInclui referências : f. 143-149
dc.descriptionLinha de pesquisa: Cultura, escola e ensino
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta tese foi analisar manuais de Didática da História produzidos no Brasil para compreender a natureza dessas publicações e explicitar elementos por meio dos quais eles dialogam com professores que ensinam História. Dessa forma, os objetivos traçados para o presente trabalho foram: a) localizar e identificar as publicações desta natureza no período entre 1997 e 2013; b) categorizar os manuais de acordo com a análise de características gerais de forma e conteúdo; c) selecionar manuais para análise, a partir das características gerais identificadas; d) examinar elementos propostos pelos autores para estabelecer diálogos com os professores, à luz das normatizações que regulamentam a formação de professores no período bem como de autores na área de formação de professores de História. Inicialmente foram analisados vinte (20) manuais destinados à orientação de professores de História, permanecendo sete (7) manuais de Didática da História destinados aos professores e produzidos entre 1997 e 2013 para a análise final. Metodologicamente, o trabalho foi divido em três etapas: a primeira, de inventário do material empírico; a segunda, de análise e categorização do material empírico; a última etapa, de análise do material empírico. Este estudo tomou como procedimento a análise de conteúdo a partir de Bardin (2011). Assumiu como referenciais teóricos a teoria dos campos de Bourdieu (2004; 2012), a concepção de lector e auctor (BOURDIEU, 1990), além das concepções de Chartier (1998) envolvendo a materialidade dos escritos e a ordem dos livros. Como resultados a tese permitiu identificar uma categoria de manuais de Didática da História a partir de uma estrutura didática e o diálogo dos manuais com professores que necessitam ser orientados na prática de ensino de História. Este diálogo permite identificar tensões entre o contexto de produção e as intenções dos(as) autores(as). Palavras-chaves: Manuais de Didática da História - Didática da História - Formação de professores de História.
dc.description.abstractAbstract: The aim of this thesis was analyze teaching manuals of history produced in Brazil to understand the nature of these publications and explain elements through which they dialogue with teacher who teach history. Thus, the goals set for this study were: a) locate and identify the publications of this nature between 1997 and 2013; b) categorize the manuals analysis according to the general characteristics of form and content; c) select manuals for analysis from the general characteristics identified; d) examine elements proposed by the authors to establish dialogues with teacher in the light of regulations that regulate the training of teachers in the period as well as authors in the history of teacher training area. Initially they were analyzed twenty (20) manuals for the guidance of history teachers, remaining seven (7) Teaching manuals for teachers of history and produced between 1997 and 2013 for the final analysis. Methodologically, the work was divided into three stages: the first inventory of the empirical material; the second, analysis and categorization of empirical data; the last stage of analysis empirical material. This study focused examination procedure content analysis from Bardin (2011). He took over as theoretical framework the theory of Bourdieu fields (2004; 2012), the concept of lector and auctor (Bourdieu, 1990) in addition to the concepts of Chartier (1998) involving the materiality of writing and the establishment of orders. As a result the thesis possible to identify a category of Teaching manuals of history from a didactic structure and dialogue with teachers manuals that need to be oriented in the practice of teaching history. This dialog allows you to identify tensions between the context of production and the intentions of the authors. Keywords: Teaching of History textbooks - Teaching History - Training of history teachers.
dc.format.extent163 f. : il. algumas color.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectEducação
dc.titleManuais de didática da história no Brasil (1997-2013) : entre tensões e intenções
dc.typeTese


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