Concepção de prevenção do uso de drogas presente em projetos de escolas públicas em Curitiba
Resumo
Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, exploratória e de cunho teórico que teve como objetivo verificar a concepção de prevenção do uso de drogas de educadores certificados pela 5ª edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. Para tanto, analisou-se a concepções de prevenção presentes em projetos de prevenção às drogas implementados na cidade de Curitiba. Apesar da maioria das concepções focarem nas pessoas, algumas são voltadas às drogas e ainda dispõem da ideia de amedrontamento (Modelo tradicional). A partir das concepções de prevenção encontradas, quatro Núcleos de Significação foram criados: Dimensão do saber; do fazer; social e; do medo. Estes Núcleos remetem à a necessidade da construção do conhecimento, à necessidade de agir para que ocorra uma mudança social, à busca pela transformação da sociedade como um todo e da melhoria de vida das pessoas e à sensibilização através do amedrontamento, respectivamente. Desta forma, uma vez que alguns projetos apresentaram concepções de prevenção não recomendadas pelo Curso em questão, há desafios a serem superados.
Collections
- Licenciatura [166]