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dc.contributor.advisorSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorPinto, Laura Simões da Costa, 1991-pt_BR
dc.contributor.authorSchaedler, Thaispt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T17:48:56Z
dc.date.available2022-09-19T17:48:56Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41714
dc.descriptionOrientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souzapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.abstractResumo : É essencial para uma vida saudável e produtiva ter uma boa quantidade e qualidade de sono, mas a perda de sono crônica está se tornando cada vez mais comum na sociedade atual. Uma das explicações para o atual padrão de sono são as atividades sociais, como a rotina acadêmica. A diminuição na duração de sono pode estar relacionada a déficits no estado de alerta, atenção e memória, além de alterações comportamentais como aumento da impulsividade e irritabilidade. Assim, é essencial o desenvolvimento de programas de educação sobre o sono e o incentivo de bons hábitos de sono. O objetivo do trabalho é realizar uma campanha educativa sobre o sono para pais, professores e alunos do 5º ano do ensino fundamental. Para isso, o projeto foi realizado com 51 alunos (idade entre 9 e 15 anos), seus pais e professora. O trabalho foi realizado em três etapas: identificação de possíveis falhas relacionadas aos conhecimentos sobre sono; aplicação de cartilhas educativas e avaliação da efetividade das cartilhas. Foram constatados alguns déficits de conhecimentos sobre a importância do sono e de ter bons hábitos de sono, além de que as crianças apresentam maus hábitos (como poucas horas de sono e horário de dormir tardio). Apesar de observarmos mudanças positivas nas frequências das respostas relacionadas a importância do sono, não foi constatada mudanças nos padrões e hábitos de sono/vigília das crianças. Possivelmente a consciência da importância de bons hábitos de sono tenha sido adquirida, mas talvez o tempo dado entre a aplicação da cartilha e reavaliação dos hábitos não tenha sido suficiente para que novos hábitos fossem incorporados. Esses dados sugerem a existência de uma lacuna na divulgação científica entre o que é produzido na academia e a sociedade, pois, apesar de bem conhecida à relação entre o sono e o desempenho acadêmico, a escola não recebe suporte para aplicar esses conhecimentos em seu cotidiano.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Readerpt_BR
dc.subjectSonopt_BR
dc.titleUma proposta de bons hábitos de sono no contexto escolar : possibilidades e limitaçõespt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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